quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ser como cachorro

Se um cão fosse seu professor... Você aprenderia coisas assim:

Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro.
Nunca perca uma oportunidade de ir passear de carro.
Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto.
Mostre aos outros que estão invadindo o seu território.
Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar.
Corra, pule e brinque todos os dias.
Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem.
Não morda quando um simples rosnado resolve a situação.
Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e deite debaixo da sombra de uma árvore.
Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.
Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado... volte e faça as pazes novamente.
Aproveite o prazer de uma longa caminhada. Se alimente com gosto e entusiasmo.
Coma só o suficiente.
Seja leal.
Nunca pretenda ser o que você não é.
Se você quer se deitar embaixo da terra, cave fundo até conseguir.

E o mais importante de tudo... Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar. A amizade verdadeira não aceita imitações!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Felicidade É possível mudar a sua vida em apenas 59 segundos?

Você acha possível mudar a sua vida em apenas 59 segundo? Muitos dirão: "59 segundos? Isso é menos do que um minuto. Impossível!!!". Mas, segundo o psicólogo Richard Wiseman, autor do livro "59 segundos - pense pouco, mude muito", Ed. BestSeller, isto é possível por meio de pequenas mudanças facilmente incorporadas ao dia-a-dia que ajudarão a alcançar objetivos e ambições em questão de segundos. Segundo ele, são esses pequenos insights que ajudam a cultivar a capacidade de decidir, a criatividade e, consequentemente, a felicidade.

Quer tentar? Aqui o autor lista 10 dicas fáceis de serem colocas em prática...

Desenvolva a atitude de gratidão
Fazer as pessoas listarem três coisas pelas quais são gratas na vida ou três acontecimentos que transcorreram de modo especialmente positivo na última semana pode aumentar consideravelmente o nível de felicidade por cerca de um mês. Isso, por sua vez, pode fazer com que as pessoas fiquem mais otimistas quanto ao futuro e melhorem sua saúde física.

Coloque um foto de bebê em sua carteira
Colocar uma foto de bebê sorridente em sua carteira aumenta a chance de que ela seja devolvida em caso de perda em 30%. Os olhos e o narizinho do bebê ativam um mecanismo evolutivo profundamente arraigado que faz com que as pessoas fiquem mais atenciosas, e isso aumenta a probabilidade de devolução.

Pendurar um espelho na cozinha
Pôr um espelho diante das pessoas quando elas têm diante de si diferentes opções de alimentos resulta numa redução de extraordinários 32% no consumo de alimentos não saudáveis. Ver o próprio reflexo as deixa mais cientes do próprio corpo e aumenta a probabilidade de comerem coisas que fazem bem.

Compre um vaso de planta para o escritório
Pôr plantas num escritório resulta num aumento de 15% no número de ideais criativas apresentadas por empregados homens, e ajuda as mulheres a produzir soluções mais originais para os problemas. As plantas ajudam a reduzir o estresse e induzem um bom humor, o qual, por sua vez, promove criatividade.

Toque as pessoas levemente na parte de cima do braço
Tocar alguém suavemente na parte de cima do braço aumenta a probabilidade de que concordem com alguma solicitação porque o toque é percebido inconscientemente como sinal de status elevado.

Escreva sobre seu relacionamento
Parceiros que dedicam alguns momentos a cada semana para passar seus pensamentos e sentimentos mais profundos sobre o relacionamento para o papel aumentam em 20% a chance de permanecer juntos. Esse tipo de "texto expressivo" faz com que os parceiros usem uma linguagem mais positiva quando falam um com o outro, levando a um relacionamento mais saudável e feliz.

Lide com possíveis mentirosos fechando seus olhos e pedindo um e-mail
As pistas mais confiáveis para se detectar uma mentira estão nas palavras que as pessoas usam, com os mentirosos tendendo a omitir detalhes, a usar mais "hum" e "ah" e evitando autor referências ("eu", "me", "mim"). Além disso, as pessoas têm cerca de 20% menos chance de mentir num e-mail do que num telefonema, porque suas palavras ficarão registradas e, portanto, é maior a probabilidade de voltarem para assombrá-las.

Elogie o esforço das crianças, em vez de sua habilidade
Elogiar o esforço de uma criança em vez de sua habilidade ("muito bem, você deve ter se esforçado muito") as encoraja a tentar independentemente das consequências, e, portanto, contorna qualquer medo de fracasso. Isso, por sua vez, aumenta a probabilidade de que enfrentem problemas desafiadores, achem esses problemas interessantes e procurem resolvê-los por iniciativa própria.

Visualiza-se fazendo em vez de conseguindo
As pessoas que se visualizam tomando as medidas práticas necessárias para atingir suas metas têm probabilidade muito maior de ter êxito do que aquelas que simplesmente fantasiam sobre seus sonhos se tornarem realidade. Uma técnica especialmente eficaz envolve a perspectiva de uma terceira pessoa: quem visualiza a si mesmo como os outros o veem é cerca de 20% mais bem-sucedido do que aqueles que adotam uma visão de primeira pessoa.

Considere seu legado
Pedir que as pessoas dediquem apenas um minuto para imaginar um amigo íntimo em seu enterro e que reflitam sobre o próprio legado pessoal e profissional as ajuda a identificar suas metas de longo prazo e a analisar em que medida estão progredindo na direção de tornar essas metas realidades.

Bibliografia - "59 segundos - pense um pouco, mude muito", de Richard Wiseman, Ed. BestSeller.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Você...

Lembre-se sempre que você é uma pessoa muito especial.
Ninguém pode desempenhar o seu papel melhor do que você mesma.
Você tem uma matriz bem marcada com os registros das experiências de sua vida, muito diferente de qualquer outra pessoa.
Como alguém poderia repetir seu papel com o selo da sua identidade?
Procure assumir-se tal como você é.
Faça as coisas de acordo com a sua personalidade.
Este é um passo fundamental para desenvolver a confiança em si mesma e começar a realizar muitos sonhos.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Demissão

Venho por meio desta, apresentar oficialmente meu pedido de demissão da categoria dos adultos. Resolvi que quero voltar a ter as responsabilidades e as idéias de uma criança de oito anos no máximo.

Quero acreditar que o mundo é justo e que todas as pessoas são honestas e boas. Quero acreditar que tudo é possível. Quero que as complexidades da vida passem desapercebidas por mim e quero ficar encantada com as pequenas maravilhas deste mundo. Quero de volta uma vida simples e sem complicações.

Cansei dos dias cheios de computadores que falham, montanha de papeladas, notícias deprimentes, contas a pagar, fofocas, doenças e necessidade de atribuir um valor monetário a tudo o que existe. Não quero mais ter que inventar jeitos para fazer o dinheiro chegar até o dia do próximo pagamento. Não quero mais ser obrigada a dizer adeus a pessoas queridas e, com elas, a uma parte da minha vida.

Quero ter a certeza de que Deus está no céu, e de que por isso, tudo está direitinho nesse mundo. Quero viajar ao redor do mundo no barquinho de papel que vou navegar numa poça deixada pela chuva. Quero jogar pedrinhas na água e ter tempo para olhar as ondas que elas formam. Quero achar que as moedas de chocolate são melhores do que as de verdade, porque podemos comê-las e ficar com a cara toda lambuzada.

Quero ficar feliz quando amadurecer o primeiro caju, a primeira manga ou quando a jabuticabeira ficar pretinha de frutas. Quero poder passar as tardes de verão à sombra de uma árvore, construindo castelos no ar e dividindo-os com meus amigos.

Quero voltar a achar que chicletes e picolés são as melhores coisas da vida. Quero que as maiores competições em que eu tenha de entrar sejam um jogo de bola de gude ou uma pelada. Quero voltar ao tempo em que tudo o que eu sabia era o nome das cores, a tabuada, as cantigas de roda, a "Batatinha quando nasce..." e a "Ave Maria" e que isso não me incomodava nadinha, porque eu não tinha a menor idéia de quantas coisas eu ainda não sabia.

Quero voltar ao tempo em que se é feliz, simplesmente porque se vive na bendita ignorância da existência de coisas que podem nos preocupar ou aborrecer. Quero acreditar no poder dos sorrisos, dos abraços, dos agrados, das palavras gentis, da verdade, da justiça, da paz, dos sonhos, da imaginação, dos castelos no ar e na areia.

Quero estar convencida de que tudo isso... vale muito mais do que o dinheiro!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ser chique é...

Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas, como nos dias de hoje. A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas. Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas. Muito mais que um belo carro italiano.

O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.

Chique mesmo é quem fala baixo. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.
Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio.
Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.
Chique mesmo é parar na faixa e dar passagem ao pedestre e evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.
Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador. É lembrar do aniversário dos amigos.
Chique mesmo é não se exceder jamais! Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.
Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor. É "desligar o radar" quando estiverem sentados à mesa do restaurante, e prestar verdadeira atenção à sua companhia.
Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.
Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite!

No entanto, para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre de quão breve é a vida e de que, ao final e ao cabo, vamos todos retornar ao mesmo lugar, na mesma forma de energia.

Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem. Porque, no final das contas, chique mesmo é ser feliz!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Melhor de si

Um rico resolve presentear um pobre por seu aniversário e ironicamente manda preparar uma bandeja cheia de lixo e sujeiras. Na presença de todos, manda entregar o presente, que é recebido com alegria pelo aniversariante, que gentilmente agradece e pede que lhe aguarde um instante, pois gostaria de poder retribuir a gentileza. Então, aquele humilde senhor, vai até sua casa, joga fora o lixo, lava e desinfeta a bandeja, enche-a de flores, e devolve-a com um cartão, onde está escrito a seguinte a frase: "Cada um dá o que tem de melhor".

Por isso, não se entristeça com a "ignorância" das pessoas, não perca sua serenidade. A raiva faz mal à saúde, o rancor estraga sua alma e a mágoa envenena o coração. Domine suas reações emotivas... Principalmente as negativas, que não darão fruto algum.

Seja dono de si mesmo. Não jogue lenha no fogo de seu aborrecimento. Não perca sua calma. Pense, antes de falar, e não ceda à sua impulsividade.

"Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que outra pessoa morra".

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Pérolas

A pérola é o resultado da entrada de uma substância estranha, ou um grão de areia, no interior da concha que contém a ostra. A parte interna da concha é uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia nela penetra, as células do nácar entram em ação e recobrem o grão com várias camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra.

Como resultado, uma linda pérola vai se formando no seu interior. Uma ostra que nunca foi ferida não produzirá pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.

Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Suas idéias e atitudes já foram rejeitadas ou mal interpretadas? Então produza uma pérola! Cubra suas mágoas e as rejeições sofridas, com camadas e camadas de perdão e amor.

Infelizmente, são poucas as pessoas que aprendem a não cultivar ressentimentos, e por isso deixam as feridas abertas, alimentando-as com sentimentos inferiores, não permitindo que cicatrizem, e daí o haver tantas ostras vazias!

Não porque não tenham sido feridas, mas porque não souberam compreender, perdoar e transformar a dor em amor. Fabriquemos pérolas!

Autor desconhecido

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Caridade

A caridade não se faz, se pratica. A cada novo dia, a cada hora da vida. Não se leva nada do mundo a não ser a lição aprendida, a sabedoria absorvida, as emoções guardadas e a caridade que se pratica - fundamental para todo aquele que conhece e descobre que a caridade é a fonte da alma que ilumina o caminho. Nenhuma força maior da natureza rompe ou desfaz quem atua com a caridade, pois ela é reconhecida e contemplada, e nada e nem ninguém contraria ou desvirtua este comportamento sereno e firme.

A caridade é a semente de proveito e de resultado, no entanto, não se comercializa, não é gerada à força e nem pela brutalidade. Aquele que vive com a culpa não conhece a caridade, mas sim com a fútil e desagradável ação de fazer, pois deve e se cobra. Aquele prefere bens materiais ou ter atos egoístas, não conhece a caridade, mas sim o bem de consumo, a palavra que negocia a alma em momentos breves e fugazes.

Pare, pense e remonte seus ideais. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Plante sementes de caridade como: dar uma palavra, saber ouvir uma palavra, sentar ao lado de alguém, acompanhar alguém, ter tempo para dividir com alguém, manter uma porta aberta para receber alguém, e para acolher uma alma. Na próxima esquina que passar e surgir um pedido como: "você tem um tempo para mim?", pense e analise, mas não se afaste.

A caridade é iniciada no lar, acompanha os amigos, os colegas, os dependentes do seu trabalho, os vizinhos e toda pessoa que passar em sua vida. Todos estão ligados a esta força, pois a caridade nada mais é que uma fonte que incentiva, alegra, gratifica e nos torna almas evoluídas e carismáticas.

Abençoado é aquele que pratica a caridade com o coração e a razão, pois tudo no universo é equilíbrio, fonte do ser e do saber.

Texto de Miriam Zelikowski - Especialista em odontologia emocional e bioterapia, mestre em energias terapêuticas - dramiriamzell@gmail.com - www.reiki-cabala.blogspot.com

segunda-feira, 2 de maio de 2011

PRESTE ATENÇÃO!

Carta enviada de uma mãe para outra mãe em SP, após noticiário na TV:

DE MÃE PARA MÃE:
*Vi seu enérgico protesto diante das câmeras de televisão contra a transferência do seu filho, menor infrator,
das dependências da FEBEM em São Paulo para outra dependência da FEBEM no interior do Estado.
*Vi você se queixando da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que passou a ter para
visitá-lo, bem como de outros inconvenientes decorrentes daquela transferência.
*Vi também toda a cobertura que a mídia deu para o fato, assim como vi que não só você, mas igualmente outras mães na
mesma situação que você, contam com o apoio de Comissões Pastorais, Órgãos e Entidades de Defesa de Direitos Humanos, ONGs,
etc...
*Eu também sou mãe e, assim, bem posso compreender seu protesto.Quero com ele fazer coro.
*Enorme é a distância que me separa do meu filho.
*Trabalhando e ganhando pouco, idênticas são as dificuldades e as despesas que tenho para visitá-lo. Com muito sacrifício, só posso
fazê-lo aos domingos porque labuto, inclusive aos sábados,para auxiliar no sustento e educação do resto da família...
*Felizmente conto com o meu inseparável companheiro, que desempenha para mim importante papel de amigo e conselheiro espiritual.
*Se você ainda não sabe, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou estupidamente num assalto a uma vídeo-locadora, onde ele, meu
filho, trabalhava durante o dia para pagar os estudos à noite.
*No próximo domingo,quando você estiver abraçando, beijando e fazendo carícias no seu filho, eu estarei visitando o meu e
depositando flores no seu humilde túmulo, num cemitério da periferia de São Paulo...
*Ah! Ia me esquecendo: e também ganhando pouco e sustentando a casa, pode ficar tranqüila, viu, que eu estarei pagando de novo, o colchão que seu querido filho queimou lá na última rebelião da Febem.
Nem no cemitério, nem na minha casa, NUNCA apareceu nenhum representante destas "Entidades" que tanto lhe confortam,
para me dar uma palavra de conforto, e talvez me indicar "Os meus direitos"!
Se concordar, circule este manifesto!
Talvez a gente consiga acabar com esta inversão de valores que assola o Brasil.
DIREITOS HUMANOS SÃO PARA HUMANOS DIREITOS

domingo, 1 de maio de 2011

Inocente ou culpado?

Conta uma lenda que, na Idade Média, um homem muito religioso foi injustamente acusado de ter assassinado uma mulher. Na verdade, o autor do crime era uma pessoa influente no reino e, por isso, desde o primeiro momento, se procurou um bode expiatório para acobertar o verdadeiro assassino.

O homem injustamente acusado de ter cometido o assassinato foi levado a julgamento. Ele sabia que tudo iria ser feito para condená-lo e que teria poucas chances de sair vivo das falsas acusações. A forca o esperava!

O juiz, que também estava conluiado para levar o pobre homem à morte, simulou um julgamento justo, fazendo uma proposta ao acusado para que provasse sua inocência.

Disse o desonesto juiz:
-Como o senhor, sou um homem profundamente religioso. Por isso, vou deixar sua sorte nas mãos de Deus. Vou escrever em um papel a palavra "inocente" e em outro a palavra "culpado". Você deverá pegar apenas um dos papéis. Aquele que você escolher será o seu veredicto.

Sem que o acusado percebesse, o inescrupuloso juiz escreveu nos dois papéis a palavra "culpado", fazendo, assim, com que não houvesse alternativa para o homem. O juiz, então, colocou os dois papéis em uma mesa e mandou o acusado escolher um. O homem, pressentindo o embuste, fingiu se concentrar por alguns segundos a fim de fazer a escolha certa. Aproximou-se confiante da mesa, pegou um dos papéis e rapidamente colocou-o na boca e o engoliu. Os presentes reagiram surpresos e indignados com tal atitude.

O homem, mais uma vez demonstrando confiança, disse:
-Agora basta olhar o papel que se encontra sobre a mesa e saberemos que engoli aquele em que estava escrito o contrário.