quarta-feira, 25 de maio de 2011

Felicidade É possível mudar a sua vida em apenas 59 segundos?

Você acha possível mudar a sua vida em apenas 59 segundo? Muitos dirão: "59 segundos? Isso é menos do que um minuto. Impossível!!!". Mas, segundo o psicólogo Richard Wiseman, autor do livro "59 segundos - pense pouco, mude muito", Ed. BestSeller, isto é possível por meio de pequenas mudanças facilmente incorporadas ao dia-a-dia que ajudarão a alcançar objetivos e ambições em questão de segundos. Segundo ele, são esses pequenos insights que ajudam a cultivar a capacidade de decidir, a criatividade e, consequentemente, a felicidade.

Quer tentar? Aqui o autor lista 10 dicas fáceis de serem colocas em prática...

Desenvolva a atitude de gratidão
Fazer as pessoas listarem três coisas pelas quais são gratas na vida ou três acontecimentos que transcorreram de modo especialmente positivo na última semana pode aumentar consideravelmente o nível de felicidade por cerca de um mês. Isso, por sua vez, pode fazer com que as pessoas fiquem mais otimistas quanto ao futuro e melhorem sua saúde física.

Coloque um foto de bebê em sua carteira
Colocar uma foto de bebê sorridente em sua carteira aumenta a chance de que ela seja devolvida em caso de perda em 30%. Os olhos e o narizinho do bebê ativam um mecanismo evolutivo profundamente arraigado que faz com que as pessoas fiquem mais atenciosas, e isso aumenta a probabilidade de devolução.

Pendurar um espelho na cozinha
Pôr um espelho diante das pessoas quando elas têm diante de si diferentes opções de alimentos resulta numa redução de extraordinários 32% no consumo de alimentos não saudáveis. Ver o próprio reflexo as deixa mais cientes do próprio corpo e aumenta a probabilidade de comerem coisas que fazem bem.

Compre um vaso de planta para o escritório
Pôr plantas num escritório resulta num aumento de 15% no número de ideais criativas apresentadas por empregados homens, e ajuda as mulheres a produzir soluções mais originais para os problemas. As plantas ajudam a reduzir o estresse e induzem um bom humor, o qual, por sua vez, promove criatividade.

Toque as pessoas levemente na parte de cima do braço
Tocar alguém suavemente na parte de cima do braço aumenta a probabilidade de que concordem com alguma solicitação porque o toque é percebido inconscientemente como sinal de status elevado.

Escreva sobre seu relacionamento
Parceiros que dedicam alguns momentos a cada semana para passar seus pensamentos e sentimentos mais profundos sobre o relacionamento para o papel aumentam em 20% a chance de permanecer juntos. Esse tipo de "texto expressivo" faz com que os parceiros usem uma linguagem mais positiva quando falam um com o outro, levando a um relacionamento mais saudável e feliz.

Lide com possíveis mentirosos fechando seus olhos e pedindo um e-mail
As pistas mais confiáveis para se detectar uma mentira estão nas palavras que as pessoas usam, com os mentirosos tendendo a omitir detalhes, a usar mais "hum" e "ah" e evitando autor referências ("eu", "me", "mim"). Além disso, as pessoas têm cerca de 20% menos chance de mentir num e-mail do que num telefonema, porque suas palavras ficarão registradas e, portanto, é maior a probabilidade de voltarem para assombrá-las.

Elogie o esforço das crianças, em vez de sua habilidade
Elogiar o esforço de uma criança em vez de sua habilidade ("muito bem, você deve ter se esforçado muito") as encoraja a tentar independentemente das consequências, e, portanto, contorna qualquer medo de fracasso. Isso, por sua vez, aumenta a probabilidade de que enfrentem problemas desafiadores, achem esses problemas interessantes e procurem resolvê-los por iniciativa própria.

Visualiza-se fazendo em vez de conseguindo
As pessoas que se visualizam tomando as medidas práticas necessárias para atingir suas metas têm probabilidade muito maior de ter êxito do que aquelas que simplesmente fantasiam sobre seus sonhos se tornarem realidade. Uma técnica especialmente eficaz envolve a perspectiva de uma terceira pessoa: quem visualiza a si mesmo como os outros o veem é cerca de 20% mais bem-sucedido do que aqueles que adotam uma visão de primeira pessoa.

Considere seu legado
Pedir que as pessoas dediquem apenas um minuto para imaginar um amigo íntimo em seu enterro e que reflitam sobre o próprio legado pessoal e profissional as ajuda a identificar suas metas de longo prazo e a analisar em que medida estão progredindo na direção de tornar essas metas realidades.

Bibliografia - "59 segundos - pense um pouco, mude muito", de Richard Wiseman, Ed. BestSeller.

Sem comentários: