quarta-feira, 11 de março de 2009

Boa forma aos 20, 30, 40 e mais

A cada dia se valoriza mais a boa forma. E não só pela questão da estética, mas também pelo lado da saúde. A consciência atual sobre a necessidade da prática de atividade física envolve a manutenção da beleza, da saúde e do bem-estar físico e mental

São inúmeros os benefícios de manter o corpo em forma por meio dos exercícios. Temos uma melhora do sistema cardiovascular, na circulação sangüínea, aumento da capacidade pulmonar, o que facilita a respiração e até prevenção de doenças, em função de o sistema imunológico ser beneficiado. Ocorre também o fortalecimento da musculatura, o que proporciona melhora da capacidade funcional, ou seja, maior facilidade na realização de atividades diárias e também aumento da auto-estima.

Porém, não é aconselhável sair por aí e começar qualquer exercício


sem uma orientação adequada, existem cuidados a serem tomados fazem toda a diferença, como manter uma postura correta, pisar adequadamente no solo, ou levantar a quantidade certa de peso, detalhes são importantes porque evitam lesões e garantem os resultados. Respeite seu corpo e conheça seus limites, para que assim possa usufruir dele da melhor maneira possível e por um longo tempo.

“Independente da idade, qualquer pessoa sente-se mais disposta e bonita ao exercitar-se”

Para garantir qualidade de vida, saiba quais são os exercícios mais apropriados para cada faixa etária.


- 20 aos 30 anos
É nessa etapa da vida que somos mais beneficiados. Nosso metabolismo corporal está acelerado facilitando assim os resultados buscados com a prática de exercícios físicos e a perda de peso acontece com maior facilidade.

Atividades físicas indicadas: exercícios de força como a musculação associada com os exercícios aeróbicos como caminhadas, ciclismo, caminhadas com exercícios localizados, lutas (jiu-jitsu, judô, taek won do, karatê) com musculação. Aproveite ao
máximo pois o pique é total.

- 30 aos 40 anos
Momento certo para se cuidar com mais intensidade e dedicação. A partir dos 30 anos aumenta o risco de aparecerem as doenças do coração, especialmente em pessoas que são sedentárias e que não possuem hábitos alimentares adequados. É nesta fase que a mulher atinge o auge da vida, está madura, capaz, segura, preocupando-se com seu bem estar pessoal.

Atividades físicas indicadas: exercícios com pesos como a musculação é o que deve ser priorizado, pois há uma perda sutil de massa muscular à partir desta fase e a cada década um pouquinho mais. Caso seu objetivo seja emagrecer, combine-os com os aeróbicos (hidroginástica, natação, bicicleta, entre outros) além das caminhadas e corridas. Associe por exemplo, a caminhada com a ioga e pilates (exercício de força), a musculação com hidroginástica ou natação, musculação com alongamentos e ciclismo.

- 40 em diante:
Há uma queda na produção hormonal que afeta não só o corpo, mas também muda a textura da pele (ela perde o viço), queda dos cabelos, irritabilidade entre outros. É necessário também cuidar dos ossos que ficam fragilizados nesta fase.

Atividades físicas indicadas: aposte nos exercícios físicos antiestresse como a yoga , o tai chi, alongamento, danças de salão, do ventre entre outras, pois têm a função de recuperar a musculatura. Não deixe de investir também nos exercícios de força como a musculação e os aeróbicos para manter a capacidade pulmonar e o coração em dia.

Independente da idade, qualquer pessoa sente-se mais disposta e bonita ao exercitar-se. Então não fique parado, faça algo por você agora, saia do sedentarismo e mantenha seu corpo saudável.

2 comentários:

Anónimo disse...

The authoritative answer, curiously...

Maria Lucia disse...

That was a question or a statement? ...