terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Feng Shui

Dicas pra harmonizar a sua casa e atrair fartura, boas energias...

Harmonizar: esta palavra resume a proposta do feng shui, uma ciência milenar chinesa que visa melhorar os ambientes e a vida de quem os frequenta. O feng shui surgiu na China há mais de 3 mil anos com o objetivo de aumentar as energias positivas e afastar as negativas por meio de mudanças feitas nos ambientes.

Para atrair tudo o que você deseja, o primeiro passo é organização. De acordo com a consultora de feng shui Helen Spalter, comece da seguinte forma:

1ª etapa: fazer a limpeza do ambiente em si. Utilize aspirador de pó, vassoura, pano...

2ª etapa: desapegar-se das coisas que a gente tem. "Pegue três caixas ou sacolas e escreva em uma delas ‘sim', na outra ‘não' e na terceira ‘talvez'. Na primeira, coloque todas as coisas as quais você quer ficar. Na segunda, as coisas que já não usa mais e vai dar, doar ou mesmo vender. E na última, coloque as coisas que você vai pensar se ficará ou não", explica. Aproveite também para arrumar infiltrações, entupimentos, rachaduras e objetos queimados.

3ª etapa: acorde falando um mantra. "Pode ser uma oração, uma frase como, por exemplo, sou feliz, sou próspero, entre outras. Fazendo isso, você já está limpando o ambiente", garante Helen. Recite o mantra percorrendo todos os ambientes da casa levando um incenso, um sino de vento, batendo palmas ou mesmo utilizando a seguinte mistura em um borrifador: 1 litro de álcool de cereais ou o comum, 4 tabletes de cânfora e 20 gotas de amônia ou amoníaco. Atenção: se você faz uso de homeopatia, faça a mistura sem cânfora, pois ela corta o efeito.

Helen também explica que plantas naturais ajudam a limpar a casa. Se você quer atrair pessoas para dentro de casa, tenha lírio da paz. A bromélia traz fartura (dinheiro), enquanto o girassol traz luz e prosperidade. "Tenha, em casa, um girassol, pode ser até mesmo em madeira", indica. Cactos muito grandes e espada de São Jorge cortam todo tipo de energia. "Se você gosta e quer tê-las, tenha, mas não em todos os locais da casa", alerta. Rafiso ou ráfia captura energias negativas e morre. Uma dica para quem aprecia os bonsais: esta planta demora muito para crescer, por isso, o simbolismo dos bonsais faz com que as coisas não vão para frente.

Prosperidade

Para quem quer enriquecer, Helen Spalter indica: dê uma atenção especial a sua cozinha! No feng shui, a cozinha é a área mais importante para as finanças. O ideal é utilizar cores claras ou mesmo o branco.

O fogão deve estar no centro da cozinha, pois o fogo (chama) representa o dinheiro. "Caso a sua cozinha não comporte um fogão em seu centro, faça o seguinte: coloque um espelho comum na tampa do fogão ou um espelho convexo atrás da tampa, caso ela seja transparente ou na tampa se ela for opaca. A idéia é refletir todas as chamas", explica. Helen também lembra que as bocas devem estar desentupidas e você deve fazer um revezamento, utilizando todas as bocas do fogão.

Fogo x água

Na cozinha, além do fogo do fogão, do microondas, o forninho, a gente também tem a água da pia. E, como todo mundo sabe, a água apaga o fogo. Simbolicamente, isso também acontece e pode afastar a sua prosperidade. Por isso, coloque um pedaço de madeira entre a pia e o fogão ou pendure, perto da lâmpada, um cristal facetado com um fio de nylon de 23cm. "Isso impede, simbolicamente, que a água apague o fogo", afirma.

O cristal deve ser energizado a cada 2 meses da seguinte forma: coloque o cristal em um balde de vidro transparente com água, sal e outra pedra e deixe 24 horas na luz do sol e da lua.

Atenção! Não utilize cristal tipo pendulo, por ele, simbolicamente, fura o chão.

Outro ponto importante é em relação ao lixo: mantenha-o longe do fogão e, de preferência, fora da cozinha.

Tenha também um objeto na cor preta que fique exposto, como uma cafeteira, um relógio, um pingüim, uma galinha preta de cerâmica... "O preto ajuda no trabalho", garante.

E tenha prosperidade!!!

Agradecimentos - Helen Spalter, Feng Shui Arquitetura - (11) 5055-0249 / 9936-4932 - hspalter@uol.com.br

Viver Casa & Gourmet, responsável por diversos workshops e palestras gratuitos, acesse o site e confira a programação - www.vivercasaegourmet.com.br
Fonte: http://anamariabraga.globo.com

Sem comentários: