segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Soja

Além de diversos benefícios pra saúde, o alimento ajuda a emagrecer

Emagrecer comendo, é possível? Para a felicidade geral, a resposta é sim! E mais: é possível emagrecer e ainda contribuir para uma vida saudável.

De acordo com o nutrólogo Durval Ribas Filho, uma das maneiras mais fáceis de emagrecer comendo é por meio da ingestão da soja. "A soja é uma proteína vegetal com alta concentração de aminoácidos, semelhante ao leite, e possui na sua composição 40% de proteínas, o que favorece a sensação de saciedade precoce, ou seja, você ingere uma menor quantidade de alimento e fica satisfeito, conseqüentemente, você diminui a ingestão calórica alimentar diária", explica. "A soja também possui 15% de mono e oligossacarídeos, que são açúcares complexos, além de fibras dietéticas (15%) que favorecem os efeitos metabólicos adequados para quem quer reduzir o peso corporal".

No entanto, Ribas ressalta que na redução de peso corporal, a quantidade de calorias é a característica básica, independentemente da proporcionalidade dos macronutrientes, quer sejam proteínas, carboidratos ou gorduras. "O que favorece a redução de peso corporal é o balanço calórico negativo, isto é, a quantidade de calorias que você ingere deve ser menor que o seu gasto. No caso da soja, devido essa atividade sacietógena maior é mais recomendável comparativamente a outros macronutrientes".

Ainda de acordo com o nutrólogo, os trabalhos científicos mostram que a ingestão de pelo menos 25g de soja por dia ajuda, além da redução de peso, na proteção contra câncer (devido as isoflavonas e o inibidor de Bowman-Birk - substâncias anticancerígenas), osteoporose, dislipidemias (diminuem o colesterol), diminuição de sintomatologia da menopausa (fogachos, pele seca, irritabilidade), proteção para doentes renais comparativamente a outras proteínas de origem animal, entre outros.

E não custa lembrar: é sempre importante procurar um médico ou um nutricionista para o planejamento de uma alimentação adequada a sua necessidade. E viva a soja!

Agradecimento - Nutrólogo Durval Ribas Filho, professor de Nutrologia da Faculdade de Medicina da Fundação Padre Albino/SP e professor de pós-graduação em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia - abran.sp@terra.com.br
Thaís Bronzo
Fonte:http://anamariabraga.globo.com

Sem comentários: