terça-feira, 19 de outubro de 2010

Extracto de romã estimula contracções uterinas

Estudo publicado na revista Reproductive Sciences.

O extracto de romã estimula as contracções uterinas, revela um estudo publicado na revista Reproductive Sciences.

As equipas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, e a Universidade de Tecnologia da Tailândia, adicionaram o extracto a amostras de tecido uterino de animais e constataram que as células musculares aumentaram a sua actividade. Por isso, acreditam que o extracto de romã poderá ser usado como um estimulante natural da contracção do útero durante o trabalho de parto.

O segredo está no beta-sitosterol, uma substância presente em grandes quantidades nas grainhas da romã que também é capaz de inibir a absorção do “mau” colesterol no intestino. Outro dos benefícios deste fruto.

Os efeitos da romã ficam a dever-se ao beta-sitosterol, que estimula o aumento de cálcio no organismo, elemento essencial para a contracção muscular.

Ainda assim, os cientistas não aconselham as grávidas com trabalho de parto demorado a comer romã. E alertam que, no estudo, foi utilizado extracto de romã em pó, que é muito mais concentrado do que o sumo de romã.

O objectivo dos investigadores é criarem um medicamento para estimular as contracções que possa ser mais natural e eficiente do que a ocitocina artificial, que é habitualmente utilizada hoje em dia.

Sem comentários: