quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Elimine as estrias


Técnica promete acabar com as marcas que aterrorizam as mulheres

Estrias. Elas andam de mãos dadas com a celulite, no ranking das catástrofes mais odiadas pelas mulheres e são tão incômodas quanto. No verão então, que geralmente ficam mais expostas por conta dos biquinis, elas parecem ter vindo de um filme de terror quando olhamos no espelho e detectamos a pele como se fosse um verdadeiro mapa. E mesmo que os homens insistam em dizer que não detectam estas imperfeições da pele com o olhar, não há mulher no mundo que se sinta confortável ao enfrentar a praia com as tais marquinhas


As tais linhas, mais conhecidas como estrias, são resultado do rompimento das fibras elásticas. E é durante a gravidez que a mulher está sujeita ao estiramento e alterações hormonais que facilitam seu aparecimento. Esportes como musculação e artes marciais, e uso de medicamento com corticóides também são os vilões que trazem esse pesadelo à realidade. Mas elas acabam aparecendo aos montes principalmente com oscilações de peso. O tão famoso efeito sanfona.

Quem está acostumada com elas é a Dra Bianca Gastaldi Maldaun. Apesar de não ter um único resquício de estria, Bianca atende diariamente dezenas de mulheres que a procuram com um único intuito: eliminar as estrias. A dermatologista, que leva uma clínica com seu nome, é expert no assunto e ostenta uma lista de clientes satisfeitas com o resultado. Combinando técnicas bem sucedidas, ela é conhecida por eliminar as malditas marcas da pele. "O processo consiste em estimular uma regeneração das fibras elásticas que forma rompidas, ou seja , uma restauração da pele", conta Bianca que salienta que os tipos mais comuns de estrias são as rosadas e esbranquiçadas, sendo que as rosadas são as mais recentes e mais fáceis de tratar "O tratamento pode atingir 100% dos resultados, pois o tecido ainda tem a capacidade regenerativa e a morte da fibra ainda não se estabeleceu", explica.

As melhores maneiras de se evitar o aparecimento? Ela responde categórica: "Evitar oscilações de peso (efeito “sanfona”), obesidade, uso indiscriminado de medicações que tenham corticóide na sua fórmula e durante a gravidez usar cremes para prevenir e evitar o ganho excessivo de peso".
E a própria Bianca é prova viva de que é possível encarar uma gravidez sem uma única estria como lembrança. A dermatologista ostenta um corpo invejável apenas 2 meses após ter tido gêmeos. Na barriga, nenhuma linha que a lembre disso.

Mas para quem não teve os cuidados necessários, ela indica os melhore procedimehtos: "Nas estrias rosadas (as mais recentes) está indicado peeling e uso de ácido em cremes em casa e nas estrias esbranquiçadas (as mais antigas) pode-se injetar algumas medicações através de microinjeções(mesoterapia) na linha da estria capazes de estimular um processo regenerativo, peeling de cristal, laser e luz pulsada e também o uso de cremes com ácido em altas concentrações em casa." Os pacotes geralmente são de 10 sessões de peeling e mesoterapia "e vamos acompanhando a recuperação da pele da paciente. O que fazemos também em estrias mais antigas é associar a mesoterapia, os peelings com o laser e a luz pulsada. O número de sessões depende do tempo da estria, da cor dela e da resposta de cada paciente ao tratamento", revela.

Para provar que é perita no que faz, Dra Bianca aceitou um desafio: levamos uma paciente com o abdomen repleto de estrias, fruto de uma gravidez precoce. Bianca analisou e revelou ser um caso difícil, mas que com o tratamento haverá um bom resultado. "No caso da Milena serão realizadas 10 sessões de mesoterapia e 10 peelings. As estrias dela são antigas, esbranquiçadas e as mais difíceis de tratar. Não acredito que vamos obter uma melhora de 100% mas uns 50% vamos atingir."

No decorrer das semanas, vamos acompanhar a paciente e os resultados obtidos. Milena, de 24 anos, está animada e confiante "As estrias me incomodavam muito. Eu não sabia que era possível tirá-las", conta.


Mais curiosidades sobre as estrias, por Dra Bianca Maldaun

- A estria pode ser considerada um problema de saúde quando associada a uma síndrome chamada Síndrome de Cushing que é causada pelo excesso de corticóides e alguns tumores. As estrias causadas por doença são bem características e o médico logo suspeita desta síndrome.

- O que faz com que as estrias se instalem definitivamente não é o sol mas a própria evolução dela , ou seja, o tempo em que ela está instalada na sua pele.

- As partes mais afetadas pela estria são abdome, parte interna das coxas e braços, na região lombar e seios.As estrias no abdome são mais difíceis de tratar que as das coxas.


SERVIÇO:
AGRADECIMENTOS
Dra. Bianca Stela Gastaldi Maldaun
Dermatologista
CRM 117.833

Endereço clínica
Av. 9 de Julho, 4346 - Tel: (11) 3898-0000
São Paulo - SP

Sem comentários: