quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O cigarro e as mulheres



Mulheres fumantes perdem 14,5 anos de vida

O que você faria para ganhar 15 anos de vida? Se a resposta foi parar de fumar, acertou em cheio. Segundo o site Hypescience, os males do cigarro tiram uma média de 14,5 anos de vida da mulher fumante. Portanto, se você está lendo esta matéria, e se enquadra no perfil descrito acima, tome logo uma atitude, ou sofrerá consequências desastrosas com o acúmulo da nicotina no organismo.

Os estudiosos afirmam inclusive que fumar emburrece, e que afeta negativamente QUASE TODOS os órgãos do corpo. E se você fuma, nãoa dianta pular parágrafos, ou ignorar as fotos da caixinha de cigarro. É só parar pra pensar: você compraria para seu filho um leite cuja caixa dissesse "Beber leite pode causar morte por doenças no coração", ou um salgadinho cujo pacote alertasse "O risco de derrame cerebral é maior com esse produto?". A pergunta que não quer calar é: porque os fumantes só se alarmam sobre os riscos do cigarro quando estão diante das doenças causadas por eles?

Mulheres que não conseguem largar o cigarro acabam prejudicando também os filhos. Os fumantes passivos mais afetados em qualquer ambiente onde alguém acende um cigarro são as crianças. A sua exposição às substâncias tóxicas do cigarro é mais prejudicial especialmente porque estão em fase de desenvolvimento. Isso sem considerar que a fumaça exalada pelo fumante é mais prejudicial do que a fumaça normal do cigarro. Pessoas que ficam expostas à fumaça do cigarro podem ter bronquite, pneumonia, resfriados e asma, principalmente crianças e adolescentes. Além disso, uma pesquisa realizada nos EUA constatou que a causa da doença de 3000 pacientes com câncer de pulmão estava associada ao fumo passivo


Impotência sexual, complicações na gravidez, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e trombose vascular são outras complicações às quais os fumantes estão exposto

O site Hypescience enumerou os principais malefícios do cigarro

- É a causa principal de câncer de pulmão e a principal causa de morte por câncer em mulheres. Desde os anos 1950 as mortes por câncer aumentaram mais de 600% nos EUA.

- Fumar aumenta significativamente o risco de muitos outros tipos de de câncer em mulheres incluindo câncer de mama, câncer oral, câncer de faringe, laringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, útero e cervical.

- Mulheres que fumam tem o dobro de chance de desenvolverem doença coronária e 10 vezes mais riscos de morrer de doença pulmonar obstrutiva crônica do que não fumantes.

- Fumar aumenta o risco de efisema, bronquite, osteoporose, artrite, catarata, baixa densidade óssea após menopausa e fratura nos quadris.

- O cigarro pode também levar a menopausa prematura, doença nas gengivas, perda de dentes e envelhecimento prematuro da pele.

- Mulheres fumantes em idade reprodutiva podem ter mais dificuldades em engravidar, ter partos prematuros, bebês com peso muito baixo, bebês com baixa função pulmonar, bronquite ou asma.

- Mulheres com mais de 35 anos que fumam e tomam anticoncepcionais tem risco de desenvolver coágulos sanguíneo fatais.

Disque Saúde (0800-61-1997).
Instituto Nacional do Câncer (www.inca.gov.br/tabagismo)

Outro site que se propõe a ajudar os fumantes é www.fumantesanonimos.org


Agradecimentos: site http://hypescience.com

Sem comentários: