segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Manga - Beleza e saúde em uma só fruta

Dá para sentir na pele que a manga é benéfica. Ela ajuda a prevenir problemas de saúde e deixa a pele sedosa

As mangas chamam a atenção ainda no pé: com cores vibrantes, que vão do verde ao vermelho, elas apresentam polpa macia e saborosa e mais de 40 substâncias aromáticas. Quem se rende ao cheiro e à textura da manga está se beneficiando com variados nutrientes.

Ela é a fruta mais rica em betacaroteno, a provitamina A, que tem função antioxidante. Essa substância é considerada provitamina, pois se transforma em vitamina no organismo. A vitamina A é essencial para a saúde dos olhos, da pele e das mucosas.

A manga ainda é uma das melhores fontes de vitamina E e possui boa quantidade de vitaminas C e do complexo B, magnésio, potássio, fibras, carboidratos e taninos, compostos fenólicos que atuam como antioxidantes. É por toda essa riqueza em nutrientes que a fruta é capaz de prevenir alguns problemas de saúde.

Cada 100g da fruta contém:
Calorias 64kcal
Carboidrato 16,7g
Proteína 0,4g
Fibra Alimentar 1,6g
Lipídeos 0,3g
Magnésio 8mg
Fósforo 9mg
Potássio 148mg
Cálcio 12mg
Sódio 1mg
Vitamina C 17,4mg
Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO
Fonte: Editora alto astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

Como a fruta possui bastante potássio e pouco sódio, ela ajuda no controle da hipertensão. As substâncias antioxidantes contribuem para regular os níveis de colesterol sanguíneo.

Pesquisas mostram que até o diabetes pode ser controlado com o consumo moderado de manga, pois ela contribui para o bom funcionamento do pâncreas (responsável pela liberação da insulina) e regula as taxas de glicose no sangue. Por isso, se você for diabético, procure um nutricionista para saber a quantidade permitida para o consumo.



Bonita e saudável Para quem quer melhorar a textura da pele, deixando-a hidratada, macia e saudável, a manga é fruta ideal. É que ela possui vitaminas A e E, responsáveis para manter a boa saúde da pele. A falta dessas vitaminas no organismo deixa a pele ressecada e frágil.

Elas atuam como antioxidante e previnem o envelhecimento precoce e, como conseqüência, diminuem o aparecimento das rugas e marcas de expressão. Também ajudam na hidratação da pele, no controle da acne e na cicatrização de feridas. Além disso, o betacaroteno dá um bronzeado mais bonito e duradouro.

Sem comentários: