segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Damasco-Saúde em qualquer idade

O damasco proporciona o bom desenvolvimento do bebê, previne anemia em crianças, melhora a pele dos adultos e evita Alzheimer em idosos!

Também conhecido como abricó, o damasco pode ser consumido fresco ou seco, e é a fruta ideal para quem quer proteger os olhos e regular a pressão arterial, pois possui bastante potássio e quase nada de sódio.

Ele é riquíssimo em betacaroteno, a provitamina A, que previne problemas de pele e mucosa, como alergias, infecções e ressecamento. A combinação da vitamina A com as outras presentes no damasco (vitaminas C, E e do complexo B) protegem a visão.

Por isso, o damasco é recomendado em casos de coceira ou secura nos olhos, e dá muito brilho ao olhar! O resultado? Seus olhos vão refletir saúde!

Em qualquer época da vida… … o damasco beneficia a saúde. Ele é indicado principalmente para as futuras mães, pois possui boa quantidade de ácido fólico (a vitamina B9), essencial para a boa formação do feto. Esse nutriente promove o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, protegendo o cérebro e a coluna e ainda evita o aborto espontâneo. Durante a gravidez, a pele fica mais propensa a desenvolver estrias. Nesse caso, a fruta novamente entra em ação: hidrata a pele e a deixa mais bonita!

O damasco seco concentra alguns nutrientes, como fibras, proteínas e carboidratos. É ideal para quem precisa de energia ou quer regular o intestino.
Cada 100g da fruta contém:
Calorias 48kcal
Carboidrato 11g
Proteína 1,4g
Fibra Alimentar 1,8g
Magnésio 8mg
Fósforo 19mg
Potássio 296mg
Cálcio 14mg
Ferro 0,5mg
Sódio 1mg
Vitamina C 10mg
Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO
Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

Sem comentários: