quinta-feira, 24 de setembro de 2009

FILHOS DO SILÊNCIO (1986) Children of a lesser God

Ontem assisti esse filme e achei maravilhoso, é antigo mas eu nunca havia assistido, e passei o dia refletindo sobre o silêncio, as palavras, os sons e também as emoções, porque não?



Numa pequena cidade da Nova Inglaterra, James Leeds é o novo professor de linguagem de uma escola para surdos. Idealista, é conhecido por usar métodos nada convencionais em suas aulas. Assim, logo ao chegar, é advertido pelo administrador da escola, Dr. Curtis Franklin, para que não utilize sua tão falada criatividade com os seus novos alunos.

Não intimidado com a advertência recebida, Leeds põe em prática seus métodos, que incluem o uso do rock 'n' roll, em alto volume, a fim de ensinar aos alunos a sentirem as vibrações da música e a tentarem falar foneticamente.

Mas um novo elemento entra em sua vida, quando conhece a bela e atraente Sarah Norman, uma excepcionalmente inteligente e extremamente amarga jovem mulher. Sarah, já graduada pela escola, decidiu permanecer lá, como empregada, a fim de se manter confinada em seu mundo de silêncio, que aparentemente lhe dá mais segurança.

Ela logo se mostra interessada em Leeds, com quem se comunica através da linguagem dos sinais. Ele procura fazer com que ela passe a ler lábios e a falar um pouco. Através da Sra. Norman, mãe de Sarah, ele toma conhecimento que ela fora molestada sexualmente quando era adolescente, o que a tornou uma pessoa amarga. Tal fato explica porque ela é tão hesitante nas tentativas em que ele procura estreitar um relacionamento.

Passado algum tempo, Leeds consegue finalmente se aproximar mais de Sarah e os dois terminam se apaixonando, embora ambos tenham que aprender novas formas de melhor comunicarem seus sentimentos.

Sem comentários: