sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O valor das coisas

Quanto vale o seu patrimônio?
Anos de trabalho suado?
Incontáveis férias sem sair de casa?
Intermináveis noites sem dormir?

Admiro as pessoas que trabalham duro pra vencer na vida.
Mas desconfio de quem abre mão da própria vida pra acumular coisas.
Eu disse acumular...
Que é diferente de ter.
Se você tem, espero que faça bom uso disso pra ser feliz.
Porque muita gente, em vez de possuir, é possuída.

Ter um carro lindo e esperar que ele jamais arranhe, amasse ou pegue chuva, é ficar escravo de um bem que foi construído para servir.
Ter louça boa e jamais sujá-las de molho é menosprezar o prazer de comer.

Usar as melhores roupas só em ocasiões especiais é descuidar da própria aparência.
Reservar os melhores lençóis do enxoval só para os hóspedes é fazer pouco do seu sono tão merecido...

Não importa o valor ou o tamanho do seu patrimônio.
Se você construiu, usufrua!
Passar a vida acumulando bens sem tirar proveito, transforma a sua passagem por aqui numa coisa morna e sem graça...
Que pode ser esquecida minutos depois que você partir.

Heranças devem passar de mão em mão gastas pelo uso...
Marcadas por lembranças felizes e repletas de emoção.
Tenha você o que tiver, use, compartilhe, divida com quem ama...
Ninguém leva nada pro túmulo.
Se quiser acumular alguma coisa, que seja amor.
Isso, sim, é bem que vale a pena preservar com cuidado...
Porque é a única coisa que e gente leva dessa vida.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O poder interior

Atualmente a palavra poder faz lembrar os políticos que elegemos e que estão nos decepcionando. Muitos exercem o poder em causa própria, procurando tirar o máximo proveito da situação em que se encontram. Fazem uso de um poder explorador e inescrupuloso


A palavra poder assusta porque tememos seus efeitos, principalmente quando somos tratados com injustiça por quem o exerce. Entretanto, é através do poder que também praticamos a justiça e o amor. Neste sentido, o poder é a energia transformadora com que nascemos. Essa energia é necessária para o nosso potencial converter-se em realizações. O poder nada mais é que a capacidade de provocar ou impedir mudanças. Pode ser usado para dominar, agredir, favorecer ou partilhar, e produz conseqüências nas pessoas envolvidas, já que invade as suas vidas.


Quando o poder é exercido para induzir as pessoas a fazer coisas sem a intervenção de sua vontade, é um poder manipulativo, típico de quem decide pelos outros. O poder manipulativo assemelha-se a um jogo, a uma farsa, onde quem o exerce se aproveita da fraqueza do outro em benefício próprio. A pessoa que usa seu poder para manipular os outros no fundo é um predador.

“Usando o nosso próprio poder com equilíbrio vencemos mais facilmente as dificuldades que a vida nos impõe e nos tornamos mais fortes e capazes”


É muito comum também o poder competitivo. A competição pode ser positiva quando contribui para o crescimento pessoal nas diversas esferas da vida: nos estudos, nos esportes, no aperfeiçoamento de aptidões. Impulsiona as pessoas a desenvolver capacidades. Podemos dizer que o poder competitivo é positivo quando corresponde ao esforço que as pessoas fazem para revelar sua força interna e desenvolver seu potencial.

Por outro lado, o poder competitivo pode ser negativo quando usado contra o semelhante. Inúmeros são os exemplos: quando alguém é contratado não pela sua capacidade, mas pelo sobrenome que possui, ou quando fura a fila por ser protegido de quem detém o poder, e muitos outros. Nas relações familiares, a competição negativa entre pais e filhos ou entre os cônjuges pode gerar rivalidades. Neste caso, a convivência pacífica, tão importante para o equilíbrio emocional da família, pode deixar de existir, com graves conseqüências para os seus membros.

O poder também pode ser usado como uma fonte de energia em favor dos outros. É o poder nutritivo, praticado quando nossos atos são direcionados para beneficiar outras pessoas. Normalmente é praticado entre amigos, mas pode realizar uma ação social importante, quando usado para fazer o bem sem olhar a quem.

Todo relacionamento oferece a oportunidade de crescer junto com o outro. O poder integrativo acontece quando repensamos nossas opiniões e atitudes, estimulados por outra pessoa. Exemplo: uma pessoa que, ao ser criticada, em vez de se sentir ferida ou magoada, aproveita para crescer, adotando idéias e ações mais adequadas para melhorar a sua realidade.

Usando o nosso próprio poder com equilíbrio vencemos mais facilmente as dificuldades que a vida nos impõe e nos tornamos mais fortes e capazes. Você já se esqueceu que ao nascer chorou forte, usando o seu poder para gritar contra a perda do conforto do ventre materno? Lembra-se? Pois é... continue usando seu poder para evoluir como pessoa!

Tá ruim, mas tá bom?

Você é daquelas pessoas que costumam dizer: ruim com ele, pior sem ele...?

É do tipo resignado, que afirma:
"tá ruim, mas tá bom...?"
Sai desse lugar! Sai dessa lama!
Porque nada de ruim serve pra gente.

Nada que seja "mais ou menos", "meia-boca" ou "capenga" pertence a nós.
Desculpem as gírias, mas eu tenho que dizer mais uma:
"é ruim, hein!!"
Isso, sim, é que é ruim: pensar que o bom, o bem, o certo, o agradável, o prazeroso não pode ser nosso.

Por que nivelar por baixo o desejo, se a vida, em si, é coisa de grandeza infinita?
Pra quê sentir que não merecemos coisas que trazem prazer e felicidade?

O amor tem que ser ótimo!
O emprego tem que ser ótimo!
O sonho, então...
esse tem que ser grandioso!

É saudável pensar no melhor...
É bom escolher o que for mais bacana pra nós.
Ruim é perder o bonde da vida, com o que ela tem de mais gostoso...
A gente está aqui pra comemorar vitórias...
E não pra ficar com as migalhas da festa dos outros.
Afinal, de que tamanho você se enxerga?

É pequenininho assim... ou é esse "tantão" de pessoa importante?
Querer pouco, quando a vida oferece muito pra gente, é falta de atenção...
É falta de cuidado com a própria felicidade.
(Lena Gino)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Magia

Os quatro elementos que abrem os caminhos para o seu desejo
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Os quatro elementos da natureza, água, terra, fogo e ar, estão presentes em tudo, inclusive no corpo humano e são essências para a nossa sobrevivência. Para muitas tradições eles representam muito mais, pois cada um deles possui uma força oculta e são ativados em rituais para firmarem algo que desejam, como forma de contato com Divino.

Na própria missa vemos estes rituais, como no momento da consagração, as velas, o incenso, dentre outros, e em outras religiões também encontramos momentos ritualísticos que ajudam a acionar estas forças da Natureza.

Eles estão ligados às conquistas materiais, à saúde, ao trabalho, ao amor. Ideal para quem procura segurança e determinação para começar um projeto um novo emprego, para melhorar a saúde, abrir os caminhos do amor, conquistar novas amizades, ou até melhorar algum relacionamento.

Usá-los de forma mágica movimenta nossa energia interior e pode ajudar a realizar grandes transformações dentro de nós.

Podemos preparar um ambiente e colocar em prática o poder de nossa mente, acionando a fé, e usando os elementos da natureza em nosso beneficio, ajudando muito em momentos turbulentos em nossa vida, desde que utilizados com boas intenções.

Mas para podermos montar nosso ritual é importante saber para que serve cada elemento e o aspecto que eles despertam em nós.

Simbologia:

Ar
Este elemento representa nossa mente, o intelecto, ele nos fornece inspiração, ajuda a termos boas idéias e bons sonhos. Pode ser ativado quando precisamos compreender algo, quando precisamos achar um objeto perdido, quando precisamos ter uma nova visão sobre algo, ou até mesmo fazer uma limpeza mental. Sua cor é o amarelo, seu ponto cardeal é o Leste e pode ser representado e ativado por um incenso.

Água
A Água representa nossas emoções, ao nosso subconsciente, aos mistérios da vida, ao amor, a purificação e cura. Ele nos ajuda a limpar, equilibrar nossas emoções, entrar em contato com a energia amorosa, ajuda no equilíbrio das relações em família, amigos e amantes. Sua cor é o Azul, seu ponto cardeal é o Oeste e pode ser ativado por uma fonte ou um cálice com água pura.

Fogo
O Fogo representa o impulso da vida, a vontade, as realizações práticas, além de ser um grande transmutador, para os casos em que a solução se encontra difícil, inclusive em relação a cura de doenças. Sua cor é o Vermelho, seu ponto cardeal é o Sul e pode ser ativado com a chama de uma vela.

Terra
Na terra encontramos estabilidade, trabalhamos a segurança, a confiança, esta relacionada a sabedoria, a prosperidade em todos os ramos da vida. Este elemento ajuda na auto-estima, na estabilidade, na aquisição de recursos, na concretização de objetivos. Sua cor é a verde, seu ponto cardeal é o Norte e pode ser ativado por um vaso de terra, com pedras e cristais.

Agora que você já conhece um pouco da energia destes elementos vamos dar os passos para você acioná-los em sua vida, para que ajudem a abrir seus caminhos, harmonizar o seu lar ou realizar algum desejo:

-Você vai escolher os objetos que representaram cada elemento, como por exemplo: Uma pedra para o elemento Terra, um incenso para o elemento Ar, um cálice com água para o elemento Água e uma vela para o elemento Fogo.

-Ache um local tranqüilo em sua casa onde você possa montar um pequeno altar. Coloque cada objeto em sua posição cardeal.

-Você vai pegar um elemento de cada vez e irá realizar a consagração destes elementos da seguinte forma:

Terra: Consagro este "vaso", ou "cristal" ao elemento Terra e peço que a energia da Terra, esteja presente e que me traga coragem estímulo, disciplina, conforto, estabilidade, saúde;

Água: Consagro este "cálice" ao elemento Água e peço que sua energia me traga intuição, clareza, visão, energia, amor;

Ar: Consagro este "incenso" ao elemento Ar e peço pela capacidade de raciocínio, clareza de idéias, condição de criar e ser feliz. Ascenda o incenso;

Fogo: Consagro esta "vela" ao elemento Fogo e peço por sua energia transmutadora e curativa, que me traga vontade, acendendo o fogo da vida em meu coração. Ascenda a vela.

Em seguida você fará sua meditação e oração pedindo por algo especifico que queira em sua vida e finalize com a seguinte oração:

"Em nome do Amor,
Que eu alcance sem demora
O que mais desejo agora,
Em nome da Água que tudo permeia,
À Terra que a tudo dá forma,
Ao Ar que tudo clareia,
Ao Fogo que a tudo transforma."

Depois que o incenso e a vela acabarem se quiser poderá desmanchar o altar, mas guarde os elementos como o vaso, cristal que foram consagrados, jogue fora os restos de vela, incenso e a água.

E toda vez que sentir necessidade busque o espaço sagrado que existe dentro de você e faça este ritual para acessar a energia a morosa dos elementos da Natureza e firmar seus desejos!

Namastê!

Terapeuta holística Aline Pastori - www.maisholistica.com.br

Você consegue?

Se você consegue começar o dia sem cafeína para despertar...

Sem uma gota de álcool para se alegrar no fim da tarde e, à noite, consegue ir para a cama sem nenhum comprimido para dormir...

Se você consegue manter o bom humor, ignorando os males do mundo e as suas próprias dores...

Se consegue engolir as queixas e evitar aborrecer os outros com seus problemas...

Compreender quando as pessoas - mesmo as que te amam - estão ocupadas pra te atender agora...

Se você consegue suportar a crítica e aceitar a censura, mesmo por um erro que não cometeu...

Se você consegue relevar a grosseria das pessoas, sem se revoltar...

Enfrentar a vida sem mentiras e falsidades...

E, do fundo do coração, não ter qualquer preconceito de raça, crença, idade ou opção sexual...

Se você consegue comer a mesma comida todos os dias e continuar feliz...

Se depois de horas de solidão você consegue, sem cobranças, receber a quem chega com imensa alegria...

Se consegue amar incondicionalmente, sem esperar nada em troca...

E acreditar que cuidarão de você até o fim da vida...

Se você consegue isso, meu amigo, você é quase tão perfeito quanto o seu cão...

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Por falar de Amor...

ESPECIAL STUM:

Sim, este é o tema de hoje... confesso que não me sinto à altura para tratar de algo tão vasto, completo e maravilhoso, mas espero que quem me colocou nesta empreitada não me abandone e me intua de acordo com a nobreza do tema...
Creio que cada ser humano tenha uma resposta, uma quantidade enorme de conceitos sobre o significado desta singela palavra. Dependerá muito de suas experiências de vida, de suas crenças e julgamentos... mas este texto não é um concurso para chegar à resposta correta, portanto, falarei somente aquilo que sinto, esperando que ao menos ajude alguém que esteja lendo estas linhas.

Existem dias que, por uma razão ou outra, começam conturbados, pesados. Para quem vive na frente do computador, uma quantidade grande de e-mails, dificuldade de conexão... problemas maiores ou menores, que de repente estamos atraindo, começam a atacar aquele sereno estado de espírito que nos acompanhava ao despertar e neste momento esquecemos, ao menos por um tempo, de nossa verdadeira natureza, da capacidade que temos de permanecer ou retornar àquele estado de graça.
Afastamo-nos de nosso centro, nossa vibração baixa, nossa sintonia se perde e o barulho incessante, aquele da mente racional que vive de contar horas e minutos, que cobra resultados práticos e ação pontual, bruscamente prevalece sobre a força da harmonia, da paz e do silêncio interior.
Sim, é quando viramos as costas para nosso coração, este precioso e frequentemente esquecido companheiro, a chama que ilumina o caminho, o lugar sagrado onde Deus habita e onde, definitivamente, reina o Amor...
Bom... pelo menos sabemos onde ele mora! E já percebemos como, em dois tempos, somos capazes de nos afastar dele também.

Se é fácil sair do centro, da serenidade, parece claro também, que é muito simples, visto que sabemos o caminho, reencontrá-lo... basta querer. Trata-se apenas de um ato de vontade. É bom respirar profundamente, fechar os olhos, visualizar a chama da vida acesa no peito a iluminar nosso ser e tudo em volta. O que fazer para permanecer em sintonia constante com esta harmonia que acolhe, ampara, conforta e protege?

Talvez seja preciso observar mais, sentir mais.
Focar no que é esplêndido, pedindo para ser visto, apreciado, contemplado e que está presente ao nosso redor... e ir muito além das aparências e daquilo que nos foi ensinado... olhar com os olhos puros a beleza que está na natureza, num broto que se transforma numa linda e perfumada flor, num casulo despretensioso que se torna uma perfeita e belíssima borboleta ou numa minúscula parte de nós que, num ato de amor, transforma-se numa jornada de incrível perfeição e majestade, num milagre que dá vida a um ser humano de divina linhagem... É necessário notar a doação do Universo -do qual somos cocriadores- e sua abundância infinita... Todas as energias específicas para nossa caminhada, os elementos essenciais, estão sempre e gratuitamente disponíveis, garantindo-nos uma variedade de experiências a perder de vista, na terra, no ar, na água, no mundo impalpável dos sonhos e das outras dimensões...
Sim, é imprescindível sentir, captar também o que é invisível aos olhos, mas que o coração consegue nos trazer de forma cada vez mais clara, em função do despertar de nossa consciência, da transformação que se deu durante a intensa caminhada por este extraordinário planeta azul.

Amigos, o amor, esta doação que nada cobra, que está em tudo, nos convida a sermos nós próprios o amor em ação; sugere-nos que deixemos de lado o egoísmo, a cobiça, a posse, a separatividade, o ódio e que passemos a viver todos aqueles sentimentos que emanam da Fonte, todas as formas de ser, de agir que nosso coração sugere, quando conseguimos, no silencio interior, ouvi-lo.
E o presente -que é a vida- desabrocha em seu ritmo, ora vagarosamente, ora de forma arrasadora, levando-nos a vôos e jornadas que fazem nosso caminhar valer a pena. E, ao descobrirmos finalmente, após tantas experiências pessoais e percepções mil, nada menos que somos a morada da Divindade, estaremos em condição de irradiar Luz, paz e sabedoria... pois nos tornaremos mestres do Amor, da cura, da bem-aventurança.

É fundamental mergulhar fundo no Amor Incondicional. Façamos dele o inseparável companheiro de jornada. Precisamos incorporá-lo em nossos pensamentos, atitudes, atos e utilizá-lo como Guia, como conselheiro, como parte de nós, pois de fato somos manifestação da presença dele. Quando isso ocorrer, não mais ficaremos prisioneiros do mundo da matéria e de suas ilusões. E não terá mais volta. A mudança será firme e definitiva, a harmonia será a tônica de nossa caminhada; a simplicidade, a humildade verdadeira e a compaixão formarão um apoio estável para o nosso desenvolvimento.
A vibração da Unidade abraçará aos poucos todos os corações e mentes que ainda estiverem adormecidos, medrosos, ou inseguros talvez.
Quando este amor reinar, com certeza a Terra se transformará num verdadeiro Paraíso.

Confesso que tenho esperança de poder ver isso acontecer... sinto que estão em marcha transformações profundas, contínuas, positivas, mesmo que pouco disso venha a ser divulgado pelas mídias principais do globo.
É um movimento amplo, pouco visível mas profundo, pois para muitos ainda se trata de uma benfazeja semente escondida no coração, prestes a germinar, a tomar corpo e forma e a se juntar às outras que, neste instante, preparam-se também para o grande despertar.

Perceba as suaves batidas do seu coração, converse com ele no silêncio de seu quarto, ouça sua voz interior... espero, desejo, torço para que V. tenha muita fé, confiança, coragem e determinação.

Sinta... e seja V. o próprio Amor.
Namastê - o Deus que habita em mim saúda o Deus que mora em Você

(Muito grato, meus Guias, Rodolfo, Lidiane, Sandra e Teresa... sem Vocês este boletim não estaria acontecendo).
Sergio - STUM
Fonte: Somos Todos Um

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Não há nada que me deixa mais frustrada
do que pedir sorvete de sobremesa,
contar os minutos até ele chegar
e aí ver o garçom colocar na minha frente
uma bolinha minúscula do meu sorvete preferido.
Uma só.

Quanto mais sofisticado o restaurante,
menor a porção da sobremesa.
Aí a vontade que dá é de passar numa loja de conveniência,
comprar um litro de sorvete bem cremoso
e saborear em casa com direito a repetir quantas
vezes a gente quiser,
sem pensar em calorias, boas maneiras ou moderação.

O sorvete é só um exemplo do que tem sido nosso cotidiano.

A vida anda cheia de meias porções,
de prazeres meia-boca,
de aventuras pela metade..
A gente sai pra jantar, mas come pouco.

Vai à festa de casamento, mas resiste aos bombons.

Conquista a chamada liberdade sexual,
mas tem que fingir que é difícil
(a imensa maioria das mulheres continua com pavor de ser rotulada de
'fácil').

Adora tomar um banho demorado,
mas se contém pra não desperdiçar os recursos do planeta.

Quer beijar aquele cara 20 anos mais novo,
mas tem medo de fazer papel ridículo.

Tem vontade de ficar em casa vendo um DVD,
esparramada no sofá,
mas se obriga a ir malhar.
E por aí vai.

Tantos deveres, tanta preocupação em 'acertar',
tanto empenho em passar na vida sem pegar recuperação...

Aí a vida vai ficando sem tempero,
politicamente correta
e existencialmente sem-graça,
enquanto a gente vai ficando melancolicamente
sem tesão...

Às vezes dá vontade de fazer tudo 'errado'.
Deixar de lado a régua,
o compasso,
a bússola,
a balança
e os 10 mandamentos.

Ser ridícula, inadequada, incoerente
e não estar nem aí pro que dizem e o que pensam a nosso respeito.
Recusar prazeres incompletos e meias porções.

Até Santo Agostinho, que foi santo, uma vez se rebelou
e disse uma frase mais ou menos assim:
'Deus, dai-me continência e castidade, mas não agora'....

Nós, que não aspiramos à santidade e estamos aqui de passagem,
podemos (devemos?) desejar
várias bolas de sorvete,
bombons de muitos sabores,
vários beijos bem dados,
a água batendo sem pressa no corpo,
o coração saciado.

Um dia a gente cria juízo.
Um dia.
Não tem que ser agora.

Por isso, garçom, por favor, me traga:
cinco bolas de sorvete de chocolate,
um sofá pra eu ver 10 episódios do 'Law and Order',
uma caixa de trufas bem macias
e o Richard Gere,
nu,
embrulhado pra presente.
OK?
Não necessariamente nessa ordem.

Depois a gente vê como é que faz pra consertar o estrago . . .
(DANUZA LEÃO)

Medicina alternativa

Aftas, Azia, Gastrite e Úlcera: Provenientes do estômago. Tomar suco de batata inglesa 3 vezes ao dia, que cura azia e úlceras. Descascar a batatinha, ralar e depois espremer até sair o leite. Tomar 1 colher, em jejum, após escovar os dentes.

Para azia: tomar durante 1 semana

Para gastrite: tomar durante 2 semanas

Para úlcera: tomar durante 1 mês.

Azia: Conhecida popularmente por acidez, desaparecerá em alguns minutos se você tomar chá de erva-doce (funcho). Use 15 gramas de sementes para 1 litro de água.

Câncer de Próstata: Corte tomates em cruz e ferva em 1/2 litro d'água fazendo um chá ou molho. Tomar várias vezes ao dia.

Câncer de mama: Brócolis

Colesterol: Cortar uma berinjela em 1 litro d'água, deixar na geladeira por uma noite e de manhã pingar suco de 2 limões. Tomar durante o dia.Queima as moléculas de gordura do sangue, então o sangue, que precisa de gordura, passa a busca-las nas reservas, por isso funciona como emagrecedor não podendo ser usado para por pessoas que não querem emagrecer.

Coqueluche: Xarope de cenoura: Bater a cenoura no liquidificador, coar na peneira e depois acrescentar mel e ferver até virar um xarope. Cura até coqueluche. Para criança 1 colher de sopa 3 vezes ao dia; para adulto: 6 vezes ao dia.

Crescimento: A banana contém cálcio e é bom para o crescimento, mas se misturar com o abacaxi faz efeito contrário, a Banana não combina com abacaxi.

Depressão: O alface é um excelente antidepressivo. Tome 1 xícara de chá de alface adoçado com mel 4 vezes ao dia. Use 60 gramas de talos para 1 litro de água.

Diarréia: Para combater a diarréia coma purê de batatas temperado com sal e azeite. Use durante o dia água com suco de limão.

Dor de cabeça (enxaqueca) Chá de casca de laranja fresca.

Dor de cabeça (proveniente do estômago e de bebidas) Chá de boldo

Dor de cabeça de tensão pré-mesntrual: Suco de melão: bater no liquidificador a polpa do melão juntamente com as sementes; coar e tomar dois copos por dia.

Garganta: Fazer gargarejo com suco de abacaxi, temperado com uma pitada de sal para cortar a acidez.

Gripe e tosse: Xarope de rabanete: Bater o rabanete no liquidificador, coar na peneira e depois acrescentar mel e ferver até virar um xarope. Cura até coqueluche. Para criança 1 colher de sopa 3 vezes ao dia; para adulto: 2 colheres 3 vezes ao dia.

Inflamação da Bexiga: Para evitar a inflamação da bexiga substitua três refeições da semana por abacaxis.

Melancia: É uma fruta monofágica, ou seja, egoísta; não realiza digestão juntamente com outros alimentos, por isso só deve ser ingerida com estômago vazio. Do contrário ela interrompe o processo digestivo de outros alimentos para que seja realizada a sua própria digestão. É um erro consumir melancia como sobremesa.

Memória: Chá da casca do abacaxi.

Olhos, Para limpeza dos olhos: Pingar algumas gotas do leite da maçã. Pode-se limpar também com umas gotinhas de limão, mas este arde.

Osteoporose: Bater no liquidificador pepino com água, coar, e tomar o suco.

Pressão alta: Chá de alho; Chá de alpiste; Suco de pepino: bater no liquidificador com água, coar, e tomar o suco. (este regula a pressão, tanto a alta como a baixa)

Prisão de ventre: entre outros problemas, provoca mau hálito. Para combatê-la tome 200ml de suco de cenoura 2 vezes ao dia.

Queimaduras: Para aliviar as dores de queimaduras coloque sobre o local a polpa da folha de babosa ou banana amassada, durante 10 minutos.

Repelente: As sementes do quiabo funcionam como repelente de mosquitos.

Rinite: Para combater a rinite tome 250 ml de suco de laranja adoçado com mel, com 15 gotas de própolis 2 vezes ao dia.

Rins: Chá de folha de abacateiro, cavalinha, chapéu de couro, carqueja.

Rouquidão: O uso abusivo da voz em condições desfavoráveis resseca a mucosa da laringe causando a rouquidão. Para combate-la coma maçãs quentes, assadas com mel de abelhas.

Sinusite: Mudanças de temperatura favorecem a sinusite. Para evitar crises tome 200 ml de suco de agrião morno, adoçado com mel, à noite antes de deitar.

Tosse: Xarope de cenoura: Bater a cenoura no liquidificador, coar na peneira e depois acrescentar mel e ferver até virar um xarope. Cura até coqueluche. Para criança 1 colher de sopa 3 vezes ao dia; para adulto: 2 colheres 3 vezes ao dia.
Fonte: http://www.ednatureza.com.br/dicas.htm

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Drunkorexia

Entenda o transtorno de Renata em Viver a Vida

"Viver a Vida" mal começou e já está prestando um serviço de utilidade pública. Quem acompanha a novela já percebeu que Renata, personagem de Bárbara Paz, exagera na bebida alcoólica para esquecer as suas frustrações profissionais e, como não quer engordar, deixa também de se alimentar, tendo constantemente crises de hipoglicemia, que deixa seu namorado, Miguel, muito preocupado. E com razão! Este problema, chamado de drunkorexia, é grave e traz conseqüências sérias para o ser humano.

De acordo com a nutróloga Maria Del Rosario Zariategui De Alonso, especializada em Transtornos do Comportamento Alimentar e Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a drunkorexia é um novo termo utilizado para definir um comportamento alimentar de risco que associa um consumo alto de bebida alcoólica com uma alimentação inadequada e restritiva. "O termo drunkorexia provém da mistura das palavras ‘drunk' que significa bêbado em inglês e ‘orexia' que provém de ‘orexis' que significa apetite. Não existe uma tradução para o português, no entanto, já teriam aparecido na mídia algumas aproximações como os termos de ‘ebriorexia', ‘alcoorexia' ou ‘anorexia alcoólica'", explica.

A drunkorexia pode ser explicada pela pressão exercida pela sociedade para ser magro e também para beber nas festas, porém são necessários múltiples fatores (genéticos, biológicos, psicológicos, familiares, precipitantes e mantenedores) para seu desenvolvimento. "O consumo de álcool teria a ver com uma maior aceitação social associado a um corpo esbelto, como das modelos e artistas que aparecem na mídia", ressalta.

Segundo Maria, este distúrbio atinge homens e mulheres entre 18 e 25 anos, aproximadamente, sendo mais vulneráveis as mulheres estudantes universitárias. "Nos últimos anos o consumo de álcool pelas mulheres tem aumentado no mundo inteiro; e também nas mulheres de 14 até 18 anos. No Brasil, um estudo realizado pelo Ministério de Saúde entre 2006 e 2008 em mulheres entre 18 e 44 anos observou que quanto mais jovens, elas mais se aproximam a forma de consumo dos homens. São mais vulneráveis as pessoas com estilos de personalidade marcados com inibição, rigidez, controle excessivo e perfeccionismo, entre outras. Por outro lado, insatisfação com o corpo e baixa auto-estima, também estão sempre presentes", enumera.

No começo a pessoa tenta compensar as calorias que ingerem em forma de álcool, de noite e nas festas, realizando um jejum forçado no dia seguinte, ou provocando o vômito após ter comido demais. Nos últimos anos também algumas pessoas utilizam o álcool como anorexígeno e se comunicam na internet dando dicas para isso.

A drunkorexia pode levar a outros distúrbios alimentares mais graves como são os quadros completos de anorexia nervosa e bulimia nervosa com todas suas complicações cardiovasculares, digestivas, endócrinas, hematológicas e ósseas. Desnutrição, desidratação, hipoglicemia, confusão e osteopenia entre outras podem estar presentes.

Posteriormente, a drunkorexia pode levar a outro problema sério de saúde: o alcoolismo e todos os danos que pode provocar no corpo e na mente, com todas suas complicações gastrointestinais, hepáticas, neurológicas e psiquiátricas, entre outras. "Carências nutricionais, depressão, pancreatite e cirrose, entre outras, também podem aparecer. É importante lembrar que nas mulheres os quadros de alcoolismo podem aparecer antes e de forma mais perigosa que nos homens devido a fatores constitucionais", ressalta a nutróloga.

O tratamento da drunkorexia associada a um transtorno alimentar deve ser multidisciplinar, com diferentes especialistas, médicos, psiquiatras, nutrólogos, psicólogos e nutricionistas trabalhando em conjunto. "O problema do abuso de álcool e do alcoolismo também precisa ser abordado nas consultas. Os dois problemas (transtorno alimentar e alcoolismo) precisam ser tratados juntos.
É importante realizar o diagnóstico precoce do distúrbio porque quanto antes for tratado, isso leva a um maior sucesso na recuperação total. Dessa forma, os familiares, pais e amigos devem ficar atentos a qualquer alteração do comportamento alimentar", garante.

A drunkorexia pode ser evitada ou diminuída através da educação alimentar e nutricional, informando a essa população de risco e seus familiares e amigos sobre os perigos desse comportamento alimentar de risco. "É reconhecido que a única forma de enfrentar altos custos com tratamentos e desigualdade na área da saúde é na prevenção das doenças. Por isso, a promoção da saúde baseia-se quase integralmente na mudança de condutas geradoras de risco, no nível individual e na criação de estilos de vida saudáveis por meio da educação", afirma.

Quando um assunto como a drunkorexia é tratado numa novela pode estar ajudando na educação nutricional ao ensinar os riscos que um comportamento alimentar inadequado pode levar, porém é importante considerar que alguma pessoa também pode gostar do glamour da personagem e tentar imitar esse comportamento. Pode também experimentar fazer, só pela curiosidade e depois de começar como uma brincadeira não conseguir parar de beber por já apresentar algum tipo de dependência com o álcool. "É um assunto delicado e deve ser sempre procurado um profissional especializado na área dos transtornos alimentares e do álcool", finaliza Maria Del Rosario Zariategui De Alonso.
Fonte:http://anamariabraga.globo.com

Cristais de afeto

A vida passa tão corrida que a gente nem percebe como anda tratando os nossos amores, amigos e familiares.

Eu acredito que as pessoas queridas são como peças raras, frágeis e caras, que a gente não deve apertar demais, nem deixar frouxas nas mãos.

Afetos são como cristais...

É preciso tomar cuidado pra não trincar, nem partir.

Então imagina só o coração como uma caixa que a gente vai guardando pessoas importantes, aquelas que fazem diferença na vida...

Como você carregaria essa caixa no seu dia-a-dia?

É... Tem que prestar atenção, mesmo...

O segredo é carregar com delicadeza e, ao mesmo tempo, com firmeza, pra que elas não se espalhem, não se quebrem, nem se percam pelo caminho.

A minha caixa eu seguro, aqui, perto do peito.

Piso firme, olhando pra frente, cuidando pra não tropeçar...

Carregar pessoas queridas é responsabilidade grande.

Não é de qualquer jeito.

E se no trajeto a gente precisar pousar a caixa, é importante escolher um lugar seguro, mas de fácil acesso, pra nunca perder de vista.

Assim o cristal não se quebra, nem fica esquecido.

Cristais podem durar para sempre...

Afetos também...

A gente precisa é aprender a carregar
(Lena Gino)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ajude seus intestinos

O bom funcionamento do sistema digestivo depende de uma alimentação variada e balanceada. Frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leite e derivados e as carnes magras são os grupos de alimentos responsáveis pela saúde e equilíbrio do sistema.

O consumo diário de produtos de hortifruti favorece a digestão, já que contêm fibras. É o caso, por exemplo, da ameixa e da pêra, que ajudam a evitar prisão de ventre. O abacaxi também se destaca por apresentar a enzima bromelina, que auxilia na digestão de proteínas e gorduras. Já o mamão contém papaína, substância utilizada nos amaciadores de carne e que atua na quebra de ligações proteicas, garantindo mais digestibilidade às carnes. Alguns chás também favorecem a digestão, como chá verde, boldo, hortelã, erva-doce, camomila e erva-cidreira.

Pêra: Receitas deliciosas com esta fruta e que ajudam a emagrecer

Além de manter a alimentação saudável, do Oba Hortifruti, é sempre saudável a mastigação lenta e pausada, até que o alimento seja quebrado em vários pedacinhos, o que ajuda na digestão e garante maior saciedade. Outra dica é não ingerir líquidos durante as refeições. "O excesso de líquidos prejudica a digestão e, também, aumenta a quantidade de ácido clorídrico no estômago, o que contribui para o surgimento de gastrite e úlceras. Se não puder evitar o consumo, o ideal é tomar o líquido após a refeição", recomenda.


A ingestão de água durante o dia é outro fator que favorece a boa digestão, já que atua na absorção e transporte de nutrientes. A recomendação é consumir dois litros de água ao longo do dia. E entre os hábitos que devem ser evitados, estão o consumo de bebidas gasosas, frituras, carnes gordas e doces concentrados. Outra dica é não deitar após as refeições, pois a posição inclinada pode favorecer a azia e a indigestão.

Nutricionistas recomendam um suco de maçã, abacaxi e kiwi, frutas que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino.

Suco digestivo:
Ingredientes:
1 maçã verde
2 fatias de abacaxi
1 rodela de kiwi

Modo de preparo:
Bata as frutas no liquidificador com água e adoce a gosto.
Se preferir, enfeite o copo com uma rodela de kiwi.

A arte de pedir

Eu assisti a um filme triste, que conta a história de um rapaz que nunca saiu do coma, depois de um acidente.

A mãe sabia que ele jamais voltaria a andar, falar ou sorrir.

Na cena final, essa mãe está sentada à beira da cama do filho.

Uma amiga pergunta se ela não achava injustiça de Deus que o filho dela vivesse daquele jeito.

E a mãe respondeu que Deus era mais do que justo, porque quando o filho estava entre a vida e a morte, ela rezou muito.

Conformada, ela explicou:

"Eu só pedi pra ele não morrer, e Deus me atendeu..."

Eu me lembrei desse filme porque eu acredito que o desejo é uma coisa poderosa.

Eles se realizam do jeito que a gente imagina.

Por isso é importante pensar muito antes de pedir.

Seja o que for, pra quem for...

Pra Deus, pro seu santo de devoção, pro universo...

Porque às vezes a gente deseja coisas que, em pouco tempo, não vai querer mais.

Ou pedir coisas erradas.

Por isso eu aprendi a pedir só o que eu necessito.

Só o que vai me fazer feliz.

Porque eu acredito no desejo...

Ele se realiza mesmo!

Sendo assim, peça com inteligência...

Ah, e quando for atendido, agradeça de coração...
(Lena Gino)

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Banho de ervas

Para renovar as forças e reequilibrar as energias As ervas são, desde a antiguidade, utilizadas em processos de cura e muita gente ainda recorre aos banhos para afastar o mau olhado. Mas poucos sabem como um banho de ervas atua “Minha avó sempre dizia que era bom fazer um banho de sete ervas uma vez ao mês. E eu sempre fiz, e mesmo sem saber o porquê, aquilo sempre me deixou melhor. Parece que ele dá uma ‘limpada’ no meu astral”, conta Camila Albuquerque, de 34 anos. A verdade é que as ervas realmente são capazes de restaurar a energia de um corpo em desequilíbrio “Todos nós temos ao redor do nosso corpo físico um campo eletromagnético. Algumas situações fazem com que ele entre em desequilíbrio, Estas situações são responsáveis por gerar energias que se agregam à nossa aura e permanecem ali por muito tempo, provocando sensações e podendo desencadear doenças”, esclarece Shanti, que estuda as ervas há 15 anos e recorre aos banhos sempre que necessário. Segundo a especialista, um bom banho de ervas é capaz de limpar a aura de uma pessoa, e harmonizar os chacras por onde entram as energias em nosso corpo. “Eles também protegem contra forças negativas e dão uma vitalidade incrível!”, relata. As religiões trazem as mais diversas explicações para os banhos, e algumas até recomendam que ele seja feito com uma determinada freqüência, mas este tipo de prática geralmente passa de pai pra filho. “Ensinei para a minha neta, desde pe-quena a utilizar as ervas. Hoje ela trabalha com fitoterapia e cura muitas pessoas. Me orgulha saber que a influenciei dessa maneira”, conta Rosa Maria, de 77 anos. Mas enquanto uns acreditam, outros ignoram a prática “Minha esposa sempre faz este tipo de coisa e eu acho uma tremenda bobagem. Qualquer banho quente faz você se sentir mais relaxado. As ervas não fazem a menor diferença”, opina o ad-vogado Abrahão Marques. De qualquer maneira, qualquer ritual só funciona quando a pessoa realmente acredita “Todo o ritual começa quando pensamos em fazer o banho. Já começamos a limpar nossa mente neste momento, e imaginar todas as energias negativas indo embora. A mente é essencial nesse processo”, afirma a terapeuta holística Adriana Sanches. Para quem quer atrair os bons fluídos mágicos do banho de ervas, algumas dicas abaixo, e ‘receitas’ de banhos que toda avó conhece. - Ore pela finalidade a qual você vai preparar seu banho e mantenha sua mente livre de pensamentos negativos e prejudiciais ao seu objetivo; - Os banhos devem ser jogados sempre do pescoço para baixo (exceto o banho de rosas brancas; - Procure enxugar-se o menos possível para que permaneçam os bons fluidos conseguidos através das ervas, plantas, flores e demais componentes do seu banho; -Os banhos devem ser acompanhados de preces pessoais espontâneas e sinceras. Peça. Converse com Deus e com seus protetores espirituais. Os resultados são fantásticos. Se desejar, acenda uma vela branca para o seu anjo da guarda; - Caso não consiga flores e ervas frescas, você pode usá-las secas. Neste caso, poderá colocá-las em água fervente e abafá-las. Evite fervê-las. As ervas e suas propriedades: * Arnica - afasta a negatividade * Abre Caminho - novas forças * Açúcar - aceitação * Alho (palha) - proteção * Alecrim - clareza mental * Alpiste - prosperidade * Arruda - proteção * Anis Estrelado - aumenta a auto-estima * Água-de-arroz - calmante * Água-marinha (planta) - limpeza * Alfazema - mudança * Bulbo de cebolinha - tira o cansaço * Comigo-ninguém-pode - defesa * Camomila - limpeza (bactericida) * Canela - limpeza, força e prosperidade * Cravo da Índia - estimulante * Crizântemo branco - calmante * Crista-de-Galo (sementes) - calmante (hipertensão) * Contas de Rosário - concentração * Cenoura (folhas) - fraqueza * Dente-de-Leão - tristeza e anti-tóxico * Erva doce - boas energias * Espada de São Jorge - proteção * Folha de Pinheiro - limpeza * Folhas de Pêssego - dissolve densidades acumuladas * Folhas de Limão - corta energias negativas * Folhas de Manga - prosperidade * Folhas de Louro - prosperidade * Fumo - proteção * Flor de sabugueiro - calmante * Guiné - proteção e força * Girassol (sementes) - acelera as mudanças * Guaraná - aumenta as energias * Hortelã - aceitação * Inhame - força e limpeza * Levante - força, melhorar a auto-estima * Losna - corta a negatividade (raivas) * Macela - calmante (bom para insônia) * Manjericão - equilíbrio, renova as células do organismo * Pitanga (folhas) - melhora a circulação * Rosas brancas - limpeza * Rosas vermelhas - energia * Sementes de tangerina - para dores na coluna * Sálvia - rejuvenecimento Banhos Específicos: Abre Caminho: quando queremos mudar alguma coisa na nossa vida - 7 folhas de loro - 7 galhos de manjericão - 7 sementes de girassol Tirar Mágoas: quando não conseguimos nos livrar de uma tristeza - 1 maçã cortada em 8 partes - 1 colher de açúcar Fraqueza :quando nos sentimos sem forças - 3 folhas de cenoura - 3 galhos de arruda - 3 rosas vermelhas Densidades Acumuladas: quando sentimos dor nas costas - folhas de pêssego ou limão - guiné - palha de alho Aumentar a Auto-Estima - calêndula - anis estrelados - manjericão Prosperidade - alpiste - folha de louro - manjericão.

Fazendo as malas

Cada um tem um jeito de fazer as malas pra viajar.

Tem gente exagerada que enche a mala até estourar, com medo de ficar sem alternativa.

Tem gente que é mais prática: coloca o mínimo e corre até o risco de esquecer coisas necessárias.

Você já notou que, mesmo sem saber, a gente faz a mala todos os dias quando sai de casa?

É a mala do nosso espírito, que deve ser arrumada com muito cuidado.

No decorrer do dia, a gente precisa de coisas fundamentais, pra que a viagem fique confortável.

Tem coisa que não vale a pena carregar.

Rancor, impaciência, culpa e má vontade, por exemplo, pesam muito e ocupam espaço demais.

Não tem rodinha que ajude a carregar essa mala.

Mala boa de carregar deve ser feita assim: encha o fundo com bom humor, sempre.

Nos cantinhos, vá espalhando tolerância, otimismo e delicadeza...

Atenção e humildade também são itens indispensáveis.

Pode abusar de tudo isso, que a mala aguenta...

Procure levar também as lições boas que você aprende com as viagens diárias.

Alguém pode precisar disso...

E é sempre bom ter à mão histórias felizes pra contar.

Ah, tem mais uma coisa: sorriso, beijo e abraço funcionam como um excelente kit de primeiros socorros. Ele pode salvar o seu dia.

Então é isso...

Se você tem coisas boas pra encher a mala do seu espírito, vai perceber que, quanto mais cheia, mais leve ela fica.

E aí, você vai descobrir que a aventura de sair de casa pode ser muito divertida.
(Lena Gino)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Se fosse feita uma enquete nas ruas com a pergunta: "Você tem a vida que pediu a Deus?", a maioria responderia com um sonoro "quá quá quá".
Lógico que alguém desempregado, doente ou que tenha sido vítima de uma tragédia pessoal não estará muito entusiasmado.
Mas mesmo os que teriam motivos para estar (aqueles que possuem emprego, saúde e alguma relação afetiva, que é considerada a tríade da felicidade) também não têm achado muita graça na vida.
O mundo é habitado por pessoas frustradas com o próprio trabalho, pessoas que não estão satisfeitas com o relacionamento que construíram, pessoas saudosas de velhos amores, pessoas que gostariam de estar morando em outro lugar, pessoas que se julgam injustiçadas pelo destino, pessoas que não agüentam mais viver com o dinheiro contado, pessoas que gostariam de ter uma vida social mais agitada, pessoas que prefeririam ter um corpo mais em forma, enfim, os exemplos se amontoam.
Se formos espiar pelo buraco da fechadura de cada um, descobriremos que estão todos relativamente bem, mas poderiam estar melhor.
Por que não estão? Ora, a culpa é do governo, do papa, da sociedade, do capitalismo, da mídia, do inferno zodiacal, dos carboidratos, dos hormônios e demais bodes expiatórios dos nossos infernizantes dilemas. A culpa é de tudo e de todos, menos nossa.
Um amigo meu, psiquiatra, costuma dizer uma frase atordoante. Ele acredita que todas as pessoas possuem a vida que desejam. Podem até não estar satisfeitas, mas vivem exatamente do jeito que acham que devem. Ninguém as força a nada, nem o governo, nem o Papa, nem a mídia. A gente tem a vida que pediu, sim. Se ela não está boa, quem nos impede de buscar outras opções?
Quase subo pelas paredes quando entro neste papo com ele porque respeito muito as fraquezas humanas. Sei como é difícil interromper uma trajetória de anos e arriscar-se no desconhecido. Reconheço os diversos fatores - família, amigos, opinião alheia - que nos conduzem ao acomodamento.
Por outro lado, sei que este meu amigo está certo. Somos os roteiristas da nossa própria história, podemos dar o final que quisermos para nossas cenas. Mas temos que querer de verdade. Querer pra valer. É este o esforço que nos falta.
A mulher que diz que adoraria se separar mas não o faz por causa dos filhos, no fundo não quer se separar. O homem que diz que adoraria ganhar a vida em outra atividade, mas já não é jovem para experimentar, no fundo não quer tentar mais nada.
É lá no fundo que estão as razões verdadeiras que levam as pessoas a mudarem ou a manterem as coisas como estão. É lá no fundo que os desejos e as necessidades se confrontam. Em vez de nos queixarmos, ganharíamos mais se nadássemos até lá embaixo para trazer a verdade à tona. E então deixar de sofrer.
Martha Medeiros

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Missão na vida

Você é uma partícula viva de luz infinita, nasceu, veio ao mundo para brilhar e dar brilho a todos que passarem no seu caminho, do início ao fim da jornada.

A força maior do universo, o criador da natureza e da luz que envolve o planeta destinou a você uma missão na vida, cada um com a sua, cada um responsável por sua luz própria e responsável por manter esta luz acesa até o fim do trajeto, mas com a liberdade de clarear esta luz cada vez que um semelhante pedir um foco de direção, cada vez que um irmão solicitar um conhecimento, cada vez que um ser vivo necessitar de um alimento seja físico ou espiritual, sua luz assim brilhará intensamente e você terá a certeza que sua missão na vida é realizar o que for, mas sempre causando brilho aos outros e no espelho o reflexo deste brilho será muito forte e voltará na sua face, pois é o encontro da felicidade no seu coração que vai provocar o brilho, a luz em torno de todo ser que com você se envolver.

Missão na vida é de suma importância, todos são parte de uma luz infinita e atemporal. Existem motivos muitas vezes obscuros aos olhos humanos, mas transparentes aos olhos do coração. Cada um ao nascer abre uma página e assina um contrato de muita alegria, pois está pronto para adquirir conhecimento e usar com sabedoria, está pronto para observar a beleza da natureza e aproveitar o dia a dia, está na direção da escola que jamais pune, mas também não mima. Na realidade a escola da vida impõe que todos acordem para uma missão particular, única e que somente você é o condutor deste veículo e somente você será o responsável pela chegada no mapa que sua alma, sua consciência deseja desde o primeiro dia de vida.

Não desista e não desanime se ainda tem dúvida qual é a sua missão na vida. Procure, deseje, insista no trajeto, conquiste sem destruir, planeje, mas tenha os pés bem firmes, sonhe, mas não se iluda com brilhos temporários. Sonhe com o possível e com o duradouro no sentido de criar raízes que não serão arrancadas pelo tempo, raízes familiares, raízes de conhecimento, raízes de caráter e de bondade, raízes que em pouco tempo darão folhas, flores e frutos de uma missão na vida que ao longo do período serão perfumadas, comestíveis e transformadas em luzes que serão partilhadas com os ascendentes, com os descendentes e com os semelhantes em todos os níveis.

Quando descobrir ou encontrar sua missão na vida, pule de alegria, vibre com o universo, mas o maior grau de evolução é declarar sua gratidão ao criador. Feliz aquele que irradia brilho no coração dos outros, o reflexo da luz aumenta e expande em infinitas sintonias, e a missão na vida se torna agradável, leve, como se fosse um jardim aonde as flores ao mesmo tempo perfumam e voltam à mão daquele que as plantou.

Missão na vida é uma benção, é uma realização, confie sempre na luz que vive dentro da sua alma, esta sim é a missão da sua vida hoje e sempre.

Texto da mestre em energias terapêuticas Miriam Zelikowski - www.reiki-cabala.blogspot.com