terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ajude seus intestinos

O bom funcionamento do sistema digestivo depende de uma alimentação variada e balanceada. Frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leite e derivados e as carnes magras são os grupos de alimentos responsáveis pela saúde e equilíbrio do sistema.

O consumo diário de produtos de hortifruti favorece a digestão, já que contêm fibras. É o caso, por exemplo, da ameixa e da pêra, que ajudam a evitar prisão de ventre. O abacaxi também se destaca por apresentar a enzima bromelina, que auxilia na digestão de proteínas e gorduras. Já o mamão contém papaína, substância utilizada nos amaciadores de carne e que atua na quebra de ligações proteicas, garantindo mais digestibilidade às carnes. Alguns chás também favorecem a digestão, como chá verde, boldo, hortelã, erva-doce, camomila e erva-cidreira.

Pêra: Receitas deliciosas com esta fruta e que ajudam a emagrecer

Além de manter a alimentação saudável, do Oba Hortifruti, é sempre saudável a mastigação lenta e pausada, até que o alimento seja quebrado em vários pedacinhos, o que ajuda na digestão e garante maior saciedade. Outra dica é não ingerir líquidos durante as refeições. "O excesso de líquidos prejudica a digestão e, também, aumenta a quantidade de ácido clorídrico no estômago, o que contribui para o surgimento de gastrite e úlceras. Se não puder evitar o consumo, o ideal é tomar o líquido após a refeição", recomenda.


A ingestão de água durante o dia é outro fator que favorece a boa digestão, já que atua na absorção e transporte de nutrientes. A recomendação é consumir dois litros de água ao longo do dia. E entre os hábitos que devem ser evitados, estão o consumo de bebidas gasosas, frituras, carnes gordas e doces concentrados. Outra dica é não deitar após as refeições, pois a posição inclinada pode favorecer a azia e a indigestão.

Nutricionistas recomendam um suco de maçã, abacaxi e kiwi, frutas que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino.

Suco digestivo:
Ingredientes:
1 maçã verde
2 fatias de abacaxi
1 rodela de kiwi

Modo de preparo:
Bata as frutas no liquidificador com água e adoce a gosto.
Se preferir, enfeite o copo com uma rodela de kiwi.

Sem comentários: