terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Prtoblemas de Auto Estima (Escrito por Luis)

A maioria das pessoas sente a auto estima em baixo durante algumas fases da sua vida. Não sendo agradável, não é um sentimento raro, da mesma forma que a depressão ou stress.

O que origina a baixa temporária da auto estima pode ser um tratamento desagradável por parte de alguém ou mesmo um julgamento interior depreciativo em alturas mais difíceis. Este comportamento acaba por ser normal devido à intensidade a que o mundo hoje nos obriga a viver.

O problema surge quando uma baixa auto estima é o sentimento normal de uma pessoa. Quem mais sofre com este problema são pessoas que já tiveram depressões, fobias, doenças ou algum defeito físico. Muitas dessas pessoas acabam por levar vidas infelizes por não darem o devido valor a elas mesmas. Isto faz com que não gozem a vida e não procurem concretizar os seus objectivos e sonhos.

Tem de pensar que tem o direito (e o dever) de se sentir bem consigo mesmo. Tem o direito de se divertir, de ter sonhos como qualquer outra pessoa. Pode ser difícil conseguir pensar nisso quando está a passar uma fase complicada na sua vida, nessa altura é fácil deixar-se levar por essas emoções e começar a falar negativamente consigo mesmo. Depois acaba por se refugiar em casa, ou em bebidas e vingar-se em pessoas de quem gosta. É necessário evitar ao máximo que isso aconteça, porque só irá fazê-lo sentir-se pior. Tem de se virar para actividades que o façam sentir-se bem e melhorem a auto estima.

Quando começa a utilizar métodos para aumentar a auto estima, existem alguns sentimentos de resistência que poderão ser complicados de ultrapassar, mas aí deverá entrar a auto motivação para conseguir levar a cabo essas actividades. A resistência irá desaparecer à medida que for conseguindo avançar no seu caminho até ao objectivo. Não tenha medo de pedir ajuda aos seus familiares a amigos mais próximos, eles estarão lá para o ajudar a ultrapassar essa fase negativa e a melhorar a sua auto estima.

Actividades como meditação, banho de imersão e desporto são muito importantes para relaxar e ganhar forças para concluir o seu caminho.

Em todo o processo para aumentar a sua auto estima, tenha sempre presente pensamentos positivos e conversas interiores que o motivem a continuar e que o ajudem a perceber que é uma pessoa única e especial para si e que merece o melhor da vida.
Auto Estima e Depressão

Antes de começar a sua caminhada é preciso entender porque é que está com uma baixa auto estima. Muitas vezes está ligada a depressões, que por sua vez também estão ligadas a outros acontecimentos ou doenças. A baixa auto estima é um dos sintomas principais da depressão.

Para perceber se pode estar com uma depressão, consulte um médico urgentemente. Se está com sentimentos negativos há algum tempo, não sabe a razão, não consegue ver-se livre de uma tristeza constante e tem alterações de comportamento, como comer mais ou menos do que comia, não conseguir dormir, provavelmente estará num estado que o pode levar a uma depressão. O melhor é consultar um especialista e começar a fazer actividades para levantar a sua moral, como os já referidos. Meditação, muito exercício fora de casa, sair com os amigos, ver filmes ou ler livros divertidos.

Fonte:http://truques-dicas.com/problemas-de-auto-estima/

Sem comentários: