sábado, 20 de novembro de 2010

Alfavaca Roxa e Suas Propiedades Medicinais

As propriedades da alfavaca roxa, esta é uma planta muito usada na culinária mediterrânea, porque dá bom aroma e mais coloridos às receitas.

Como mencionado, a alfavaca roxa é muito usada para enfeitar pratos da gastronomia italiana, especialmente nos vinagres de ervas. Além da sua cor, o que distingue esta alfavaca da tradicional alfavaca verde é que as suas folhas são enrugadas. Uma das caraterísticas é que o seu aroma é similar ao do cravo, dando misticidade aos pratos.

As propriedades da alfavaca roxa estão concentradas nas suas folhas, e é por isso que elas são a arte mais usada desta planta. Tanto fresca como seca, ela é usada em pratos de carnes ou massas, e moída, pode-se usar em pizzas ou queijos.

A alfavaca roxa possui propriedades digestivas, combate o vômito e à vertigem; é diurética e muito útil em casos de problemas renais ou de bexiga. É muito boa para evitar e prevenir a formação de gases intestinais.

Ela é popularmente usada em forma de infusão para provocar a menstruação em mulheres com transtornos de retenção. Também é usada para combater as câimbras, dores reumáticas, entorses e dores musculares.

Para fazer uso externo da alfavaca roxa, macere-a junto com alecrim e ruda em álcool e depois esfregue-a nas partes doloridas do corpo.

Sem comentários: