quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Maria Lúcia: Acido úrico: o responsável pela gota

Maria Lúcia: Acido úrico: o responsável pela gota

Boa noite!

Caro amigo(a), boa noite!

Olhe eu não sou médica, sou apenas uma Psicóloga, estudiosa dos hábitos alimentares e que acredita muito que alimentação é qualidade de vida.
Acredito que as dores devam ser realmente causadas pelo álcool.
Peça ao teu irmão para ir ao médico e fazer todos os exames.

Na maioria das vezes que você fica sabendo que seu ácido úrico está elevado isso ocorre como um achado em exames de rotina e você não tem sintomas nem sequelas dessa alteração. Geralmente, ela está relacionada à obesidade e não requer dieta específica, além daquela para perder peso, é claro.

Esqueça as crenças incorretas de que as frutas cítricas ou o feijão aumentam o ácido úrico. Isso não procede, assim como é um mito a idéia de que ácido úrico causa descamação de mãos e pés ou causa escurecimento da pele em contato com bijouterias.

A Gota é uma complicação decorrente do excesso de ácido úrico quando o paciente acorda no meio da noite com uma dor lancinante, muito freqüente no hálux, o dedão do pé, podendo ocorrer em outras articulações. Nestas ocasiões, ele não suporta a colcha em contato com o dedo e, muitas vezes, procura o pronto socorro no meio da noite por não suportar a intensidade da dor.

O dedo ou a articulação acometida geralmente ficam inchados e arroxeados pelo processo inflamatório. Nesses casos, a dieta específica é fundamental.
Veja algumas dicas sobre qual seria a dieta mais apropriada para os casos de Gota:

1.
Dietas muito restritas podem elevar agudamente o ácido úrico;
2.
Mantenha uma hidratação adequada;
3.
É fundamental a suspensão do consumo de álcool;
4.
Não se justifica a restrição de grãos, frutas cítricas e tomate;
5.
Carnes e frutos do mar em grande porções podem aumentar o risco de gota;
6.
A ingestão de laticínios magros são protetores;
7.
As proteínas vegetais, encontradas em leguminosas como feijão, soja, lentilha, grão de bico e ervilha, não tem sido relacionadas ao risco aumentado de gota.

1 comentário:

Jaqueline Alves disse...

Olá Maria Lúcia, muito obrigada mesmo, já tinha marcado consulta, mas vou tentar tranferir para o Dr. Denni. Muito Obrigada mais uma vez pela atenção e pelo carinho!!!
Deus te abençoe!
Jaqueline Alves