quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Teoria e prática para uma vida saudável



Muitas pessoas sentem uma angústia por não conseguir colocar em prática as ações necessárias para controlar o peso e ter um corpo mais saudável. Apesar de estarem bem informados a respeito dos hábitos saudáveis de alimentação e da necessidade de praticar exercícios físicos, não conseguem colocar em prática a teoria conhecida

A teoria é sempre atraente, fácil de ser admirada e ótima para se transformar numa espécie de crença. No entanto, as pessoas muito teóricas correm o risco de ficar com a cabeça nas nuvens, esquecendo que os pés e o resto do corpo vivem no mundo das ações concretas. Outras pessoas costumam falar demais e desejar coisas em excesso, ao invés de realizar as ações realmente eficazes para alcançar os objetivos desejados.

Colocar uma teoria em prática exige inteligência e muito esforço pessoal para enfrentar resistências e preconceitos arraigados. Mas


não há nenhuma dúvida de que somente com a aplicação do conhecimento é possível alcançar os objetivos almejados.

“Cada ser humano é o principal responsável por seu próprio futuro”

O progresso humano sempre percorre o caminho que liga a teoria à prática. A habilidade de usar a teoria para alcançar os resultados desejados constitui uma das grandes forças que impulsionam o desenvolvimento pessoal e o progresso social.


É preciso praticar as ações que os conhecimentos teóricos comprovaram serem eficazes para resolver os problemas que se apresentam na vida. Dessa forma, o conhecimento não fica reduzido somente a palavras. O blá-blá-blá não pode postergar as ações concretas para um amanhã que nunca chega. É necessário selecionar os conhecimentos existentes e colocá-los em prática o quanto antes. Só assim a pessoa se torna capaz de tomar atitudes e decidir, abandonando a tendência natural de ver dificuldades e fazer objeções a tudo, especialmente onde elas não existem.

Cada ser humano é o principal responsável por seu próprio futuro. Na maioria dos casos, a forma de colocar em prática os conhecimentos teóricos existentes determinará o êxito ou o fracasso na vida.

Conta-se que Abraão Lincoln, quando era candidato à presidência dos Estados Unidos, foi entrevistado por um repórter a respeito do que ele pensava sobre suas chances de ser eleito. Ele respondeu: - Não tenho medo de Breckinridge, porque ele é do Sul. O Norte não o apoiará. Nem me preocupo muito com Douglas, que é do Norte, pois ele não terá o apoio dos eleitores do sul. Mas há um homem que temo muito. Seu nome é Abraão Lincoln. Se eu perder, será por culpa dele!

Com esse exemplo, fica clara a importância de cada pessoa utilizar plenamente o seu potencial e de responsabilizar-se pelas suas próprias ações. Os desejos e aspirações devem servir de estímulo para a realização do que há de melhor em cada um de nós.

Sabemos que nem sempre é possível vencer. Porém são poucos os fracassos que não podem ser superados com um novo recomeço. Um menino, que patinava muito melhor que seus colegas, ao ser perguntado como aprendera a patinar com tamanha habilidade, respondeu: - Foi simples, me levantava e começava de novo toda vez que me espatifava no chão.

É necessário esforço e determinação para transformar os desejos e aspirações em realidade. Mas esse é o caminho mais seguro e eficaz para realizar os objetivos. Nesse caminho, pessoas amigas e profissionais especializados podem ajudar. Entretanto, é importante que o sentimento de realização se transforme em combustível para alimentar esse processo. Teoria e prática são sempre complementares, nunca excludentes.

Sem comentários: