quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Gengibre




Especiaria cai bem em várias receitas e beneficia a saúde

Quente, leve e gorduroso. Estas são as características do gengibre, que estimula a digestão e é um excelente tônico cardíaco, além de aliviar a constipação intestinal.

Mas não é de hoje que ele começou a fazer parte da "farmácia natural" das donas de casa que aderem aos remédios caseiros. O gengibre foi introduzido no Brasil no século XVI. De acordo com o Dr Vasant Lad, que publicou um guia prático de medicina ayurvédica, ele é indicado em programas de desintoxicação e pode ser utilizado como aperitivo, para acalmar a mente, para febre e no auxílio da digestão.

Na medicina ayurvédica, o gengibre trata a obesidade, age na doença asmática, resfriados e rinite.

Na culinária, a utilização desta especiaria é muito difundida, já que ele é versátil e pode ser utilizado tanto em pratos picantes como nos doces. O seu sabor varia conforme o uso. O gengibre é um dos métodos mais populares de combater dores, por ser um ingrediente barato e saudável. Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca

Dizem que no Oriente, as massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.
De acordo com a fitoterapia chinesa, ele é usado para aquecer o baço e o estômago expelindo o frio, bem como para aquecer os pulmões a fim de expelir secreções. A raiz também é usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal.

As propriedades estimulantes do gengibre devem-se à vitamina B3, B6 e vitamina C e ele ainda contém manganésio, que exerce uma ação anti-oxidante no organismo; selénio e zinco.

Sem comentários: