quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Carnaval


Você sabe que nos dias de carnaval é muito importante cuidar da alimentação. Afinal, a combinação calor, aglomeração, repouso de menos e agitação de mais pode ser explosiva para qualquer ser humano.

Nunca é demais lembrar que para curtir esse período são necessários alguns cuidados. A ingestão de alimentos variados, com a presença de condimentos fortes, alto teor de gordura, frituras ou muito açúcar, aumenta a incidência de doenças causadas por alimentos.

Passar naquela barraquinha apetitosa da madrugada? Lembre-se que os alimentos expostos quase sempre estão em temperaturas inadequadas para a sua conservação. Com isso pode haver a proliferação de bactérias que causam diarréia, náuseas, vômitos e até intoxicações mais


graves. Para sua segurança, observe a higiene do local, dos utensílios, do alimento e do vendedor. Na dúvida, não consuma.

A alimentação balanceada, necessária para a conservação da saúde, deve conter nutrientes indispensáveis, como carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, sais minerais, fibras e líquidos. Por falar em líquidos, beba muita água para ficar hidratado. O álcool, além de todos os malefícios conhecidos, é altamente calórico. Evite bebidas alcoólicas. A sua disposição e alegria deve ser espontânea, uma demonstração do caráter festivo dos brasileiros.

“A palavra satisfação significa “ação que satisfaz”, ou seja, para sentir satisfação é necessário partir para a ação. Para produzir efeito, a ação precisa ter sentido, utilidade e eficácia”

O sono é uma necessidade essencial do ser humano, como a água e os alimentos. Portanto, uma noite em claro exige reposição, com mais horas de sono no dia seguinte. O carnaval é uma manifestação de alegria e descontração, mas é bom que exista a quarta-feira de cinzas para tudo voltar ao normal. Não se deve levar muito a sério as fantasias do carnaval. É bom estar ocupado, produzindo e fazendo as coisas acontecerem.


Reorganizar-se e incluir na rotina diária algumas atividades prazerosas é uma fórmula bem mais saudável que a agitação dos quatro dias de folia. Cada um de nós sabe o que gosta, que relaxa e descansa. Selecionar alguns itens desta lista e praticá-los diariamente fortalece o ânimo e a disposição para o dia a dia. Podem ser prazeres muito simples, como uma caminhada, um banho relaxante, ouvir ou tocar música, sentar na sua poltrona preferida, apreciar uma paisagem. É importante dar oportunidade para a mente e o corpo descarregarem as tensões que prejudicam o bem-estar e a satisfação.

A palavra satisfação significa “ação que satisfaz”, ou seja, para sentir satisfação é necessário partir para a ação. Para produzir efeito, a ação precisa ter sentido, utilidade e eficácia. O ser humano está sempre buscando sentido para a vida e para o que faz. Quem não encontrar este sentido pode se tornar uma pessoa deprimida e sem vontade de viver.

Neste carnaval reserve um pouco de energia e tempo livre para repensar vários aspectos de sua vida, visando aumentar a sua satisfação no dia a dia.
Não se esqueça que a vida é dinâmica e exige constante adaptação. Cuide-se bem e bom carnaval!

Sem comentários: