quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Meditação

Sabia que 60% das visitas ao médico poderiam ser evitadas com ela?

O ano acaba de começar e você já se sente sem energia pra nada? Saiba que muitos estão no mesmo barco! De acordo com a terapeuta holística Ana Clara Batista, nas festas de fim de ano muitos ficam agitados e ansiosos demais, e quando este periodo cessa, a pessoa parece estar sem energia para os afazeres diários. "A doença sempre surge como um alerta e é preciso aprendermos a escutar o nosso corpo. Quando adoecemos o corpo está nos dizendo que há algo errado na nossa vida", alerta Ana Clara. E nestes casos, o ideal é procurar o equilíbrio, e a meditação é uma das alternativas mais eficazes.
De acordo com os especialistas, meditar é estar com o corpo relaxado e a mente alerta, calar a mente para ouvir a alma, integrando corpo, mente e espírito.

A meditação é praticada em diversas religiões: budistas, hinduístas, católicos.. todos comprovam a eficácia do método que traz bem estar e melhora da saúde, em consequência de alterações químicas e fisiológicas cientificamente comprovadas. Em muitos países a meditação é recomendada no tratamento de hipertensos e de pacientes que sofrem de dores crônicas.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos fez uma pesquisa que mostra que, em média de 60% a 90% das consultas médicas poderiam ser evitadas se as pessoas utilizassem a capacidade mental para combater de forma natural o estresse, tensões e medos que desencadeiam problemas físicos.

A prática diária da meditação reduz a ansiedade, a depressão, a irritabilidade, a frequência das ondas cerebrais, o ritmo respiratório e a frequência dos batimentos cardíacos. Os benefícios não páram por aí: meditar aumenta a imunidade, a serotoni,a a criatividade, dá mais estabilidade emocional e concentração. "Quem medita é capaz de reduzir a dor crônica em mais de 50%, enquanto aumenta a produtividade e melhora o humor" salienta Jon Kabat Zinn, da Universidade de Massachusetts.
Uma dica para quem tem dificuldade de meditar é aprender a vivenciar o momento presente "Quando estiver escovando os dentes, escove. Quando estiver dirigindo, dirija. Concentre-se sempre no que está fazendo", sugere a terapeuta.

Portanto, o ideal é que você escolha o tipo de meditação mais adequado para você (que pode ser com música, dança, caminhada..) e comece a sua prática.

Sem comentários: