quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Estabeleça METAS e inicie o ANO NOVO com o pé direito!


Vítimas em potencial de padrões de beleza, as mulheres almejam conquistar o corpo perfeito. Apelam para cirurgias perigosas, deixam de adotar uma alimentação balanceada, exageram nos exercícios físicos.

O uso continuado de anfetaminas reduz o peso, mas pode provocar o aumento permanente da pressão sanguínea e distúrbios psicológicos, como agressividade, irritação, compulsão, confusão de pensamento, paranóia, verborragia e mesmo esquizofrenia.

Com todos esses recursos, algumas chegam até a atingir o peso desejado, mas acabam com a saúde. O fato é que são raras as pessoas inteiramente satisfeitas com o próprio corpo. Essa insatisfação, quando é fonte de angústia, pode se tornar uma doença. Muitas vezes o problema é


confundido com expressão de vaidade ou futilidade.

Quando se tem um desejo de transformação em alguma esfera da vida, é preciso saber que as mudanças não ocorrem da noite para o dia. Por mais que tragam benefícios e sejam necessárias, as mudanças geralmente exigem muito esforço e perseverança. Por isso, mesmo desejando mudar, algumas pessoas relutam e tentam seguir sua vida de sempre, ou procuram atalhos que não conduzem a nada. Com medo de sair da zona de conforto, acreditam que é melhor não trocar o certo pelo duvidoso.

“Há um momento em que é fundamental sair da inércia e realizar mudanças, que não precisam ser gigantescas nem imediatas”

O processo de mudança causa medo em muita gente, pois é preciso buscar novos caminhos que irão exigir uma adaptação nas áreas emocional e racional do cérebro.


Diante de uma insatisfação, muitas pessoas se colocam na posição de vítimas e culpam a tudo e a todos pelas suas frustrações. Ao invés de eleger culpados, é muito mais produtivo refletir sobre os efeitos de suas atitudes e escolhas ao longo da vida. É indispensável avaliar se as suas decisões têm ido ao encontro de seus objetivos e valores existenciais.

Há um momento em que é fundamental sair da inércia e realizar mudanças, que não precisam ser gigantescas nem imediatas. Podem ser atos simples, que a médio e a longo prazo determinam um estilo de vida mais saudável e prazeroso.

Para ser bem sucedido na vida é preciso despertar o tesouro que existe dentro de cada um de nós. Este tesouro possui um mapa para chegar até ele. O mapa é formado pelas metas estabelecidas para alcançar os objetivos. É fundamental identificar e fortalecer as competências necessárias para executar as metas com sucesso.

A idéia é simples: quando visitamos um amigo num novo endereço, pegamos o guia de ruas, localizamos o endereço e depois traçamos uma rota para chegar ao destino. Muitas pessoas pulam etapas e seguem um caminho sem fim, que não conduz a lugar nenhum.

É necessário definir claramente os objetivos, usando as metas como marcos intermediários para alcançá-los. As metas devem ser coerentes com os valores pessoais, para não gerar insatisfação durante a sua concretização. Com metas e valores bem definidos, é possível completar o mapa. Muitas vezes é preciso pesquisar o assunto, buscar a ajuda de profissionais especializados, superar bloqueios, encontrar a origem do problema e só então agir para realizar o processo de mudança. O destino final do mapa é chamado de meta de resultado e as passagens intermediárias são metas de processo.

Cada meta de processo atingida constitui um fator de motivação para manter o entusiasmo e fortalecer os esforços para alcançar a meta de resultado. Dê o primeiro passo em busca do seu tesouro e inicie o ano com o pé direito!

Sem comentários: