terça-feira, 4 de março de 2008

Frutas, uma ótima pedida sempre!

A pirâmide alimentar adaptada para a população brasileira recomenda o consumo de 3 a 5 porções do grupo das frutas diariamente, você já reparou se está consumindo esta quantidade?



Todo mundo sabe o quanto é importante comer frutas diariamente, mas poucos são os que realmente comem todos os dias, na quantidade certa. Alguns têm preguiça de cortar a fruta, descascar, outros esquecem, mas está
na hora de todos se conscientizarem que este grupo alimentar deve fazer parte da alimentação diária, pois é fundamental para a saúde.



Benefícios nutricionais:

- As frutas em geral fornecem poucas calorias, sendo uma ótima pedida para quem deseja eliminar peso ou manter;

- Possuem alto teor de água em sua composição, repondo os líquidos eliminados através da transpiração, suor, etc. Por isso no verão é importantíssimo consumir frutas;

“É fácil atingir a recomendação da pirâmide alimentar, basta acrescentar 1 porção de frutas em todas as suas refeições do dia”

- São fontes de vitaminas e minerais, que desempenham papel essencial no organismo. Algumas são ricas em vitamina C que é o caso das frutas cítricas, como: laranja, limão, morango, acerola, goiaba e outras. Outras são ricas em beta caroteno (precursor da vitamina A), como a manga, caqui, mamão, etc. Além destas e outras vitaminas, não podemos esquecer dos minerais, que estão presentes em muitas frutas, como potássio e ferro;

- As frutas possuem grande quantidade de fibras, que estimulam um bom trabalho intestinal, além de provocar uma sensação maior de saciedade. Na maioria das frutas encontra-se a pectina que é uma fibra solúvel, que ajuda no controle do colesterol, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Consumindo frutas com a casca você ingere a fibra insolúvel, que acelera o movimento do bolo fecal, fazendo com que o seu intestino funcione regularmente, evitando constipação.

- O processo de digestão das frutas é mais rápido, pois possuem pouca gordura, sendo então rapidamente absorvidos os nutrientes, evitando com que você sinta aquela sensação de moleza após consumir alimentos, principalmente nesta época de verão.

Depois de saber de todos estes benefícios nutricionais, procure comer frutas diariamente, não só no verão, mas em todas as estações do ano. É fácil atingir a recomendação da pirâmide alimentar, basta acrescentar 1 porção de frutas em todas as suas refeições do dia, seja in natura ou sucos. Nas refeições intermediárias é uma ótima pedida comer uma fruta fresquinha.

Cyber Diet elaborou uma tabela com as calorias de algumas frutas, sendo da menos calórica para mais calórica:

Frutas
Quantidade
Calorias
Framboesa 1 unidade 2,2 kcal
Pitanga 1 unidade 2,6 kcal
Jabuticaba 1 unidade 3 kcal
Acerola 1 unidade 3,8 kcal
Morango 1 unidade 4,8 kcal
Tamarindo 1 unidade 5,4 kcal
Jaca 1 bago 8,1 kcal
Nêspera 1 unidade média 13,2 kcal
Umbu 1 unidade 13,3 Kcal
Ameixa 1 unidade média 19,2 kcal
Melão 1 fatia média 25,2 kcal
Cajú 1 unidade 27,1 kcal
Pêssego 1 unidade média 28,8 kcal
Nectarina 1 unidade média 30 kcal
Carambola 1 unidade média 33 kcal
Figo 1 unidade média 37,9 kcal
Abacaxi 1 fatia média 43,5 kcal
Maracujá 1 unidade média 45 kcal
Melancia 1 fatia média 48 kcal
Kiwi 1 unidade 50,9 kcal
Mamão 1 fatia 61,2 kcal
Fruta do conde 1 unidade 64,2 kcal
Tangerina 1 unidade média 64,8 kcal
Graviola 1 porção 66 kcal
Romã 1 unidade média 68 kcal
Pêra 1 unidade média 68,2 kcal
Banana 1 unidade 74,8 kcal
Abacate 1 colher de sopa picada 79 kcal
Maçã 1 unidade média 85 kcal
Laranja 1 unidade média 86 kcal
Mamão papaya 1 unidade pequena 97,2 kcal
Goiaba 1 unidade média 129,2 kcal
Uva 1 cacho pequeno 129,2 kcal

O importante é ter variedade, consuma diversos tipos todos os dias. Aproveite!

Sem comentários: