quarta-feira, 12 de março de 2008

Nova proposta de emagrecimento



Li recentemente matéria
sobre um livro lançado pelo Dr. Wilson Rondó Jr. no qual pelos seus estudos da nutrigenômica (ciência que estuda a interação entre alimentação e genética) ele divide o metabolismo das pessoas em três tipos: Carboidrato, Proteína e Misto.


Na prática, por intermédio de um questionário de sessenta e cinco perguntas a própria pessoa se classifica em um dos três tipos de metabolismo.

Segundo ele o tipo Carboidrato necessita de altas concentrações de carboidratos para controlar o ramo parassimpático do seu sistema nervoso e acelerar a digestão dos alimentos.





“Segundo o autor, as pessoas são realmente diferentes quanto ao desempenho de seus metabolismos”

A pessoa classificada neste tipo de metabolismo apresenta alta tolerância para doces, relativa falta de apetite, problemas com controle de peso e padrão de energia variável. A recomendação é que faça um cardápio com média de 70% de carboidratos, principalmente frutas, verduras, legumes, massas, pães integrais etc.


O tipo Proteína, precisa comer muita proteína para fortalecer o ramo simpático do sistema nervoso e desacelerar a assimilação dos alimentos. São pessoas que metabolizam carboidratos rapidamente e dependem da quebra do açúcar para gerar energia. São pessoas com apetite forte, desejo por gorduras e alimentos salgados, não respondem a um regime de baixas calorias, têm falta ou excesso de energia. Recomenda-se para eles dieta com média de 70% de proteínas: carne, peixe, frango, ovos, leite, queijo, soja etc.

O terceiro tipo, o Misto, é uma combinação dos dois anteriores. Pedem uma mistura bem equilibrada de nutrientes para controlar os sistemas nervosos: simpático e parassimpático. São pessoas com apetite variável, vontade de comer doce e carboidratos, apresentam fadiga, ansiedade e nervosismo. Recomenda para este tipo equilíbrio na alimentação com 50% de carboidratos, 35% de proteína e 15% de gorduras.

Para comentar mais a fundo a respeito desse tipo de emagrecimento seria necessário ler o livro (Emagreça & Apareça), mas existem as relações aqui relatadas. Segundo o autor, as pessoas são realmente diferentes quanto ao desempenho de seus metabolismos. Uma coisa é certa: essa melhor forma dificilmente será a mesma para todas as pessoas que querem emagrecer.

Sem comentários: