terça-feira, 11 de março de 2008

Síndrome de Burnout


A exaustão física e mental é comum em certas profissões

A Síndrome de Burnout é uma exaustão física e mental muito comum em profissões que exigem o contato direto com as pessoas, especialmente quando a relação é de ajuda, como policiais, enfermeiros, médicos e professores.

O termo vem do inglês Burn – queimar- e Out – externo -, ou simplesmente exaustão. Muita das vezes confundida com Síndrome do Pânico, depressão e stress, a Síndrome de Burnout se manifesta no indivíduo como diminuição do interesse pelo trabalho, da energia, humor, criatividade, idéias, auto confiança e outros fatores de motivação.

Mesmo tendo sido reconhecida em 1999, os afastamentos por conta dessa síndrome são raros no Brasil, apesar de contar nas leis trabalhistas.



Sintomas e efeitos:

Por apresentar sintomas muito parecidos com os do stress e síndrome do pânico, muitas vezes o diagnóstico é realizado erroneamente ou tardiamente.

Queda de cabelo, enxaqueca, dor de estômago, taquicardia, sudorese, medo, palpitação, sensação de que não conseguirá realizar o trabalho e angústia são sinais inicialmente detectados. Ao longo do tempo o profissional apresenta quadros de irritação, fica arredio e se distancia das pessoas.

O portador de Burnout passa a realizar as atividades de forma apática, morosa, sem perspectivas, isso quando não abandona o emprego.

Sintomas psicossomáticos também podem ser observados como úlcera, insônia, hipertensão, dores de cabeça, e, em muitos casos o indivíduo passa a ingerir exageradamente álcool e medicamentos.

O que fazer para evitar o Burnout?

Especialistas alertam que nem sempre o afastamento do ambiente profissional é o melhor remédio estratégias para melhorar o ambiente de trabalho podem impedir a criação de cenário para o desenvolvimento da doença dentre elas encontramos:

* Transformar o ambiente de trabalho em um contexto mais saudável;
* Desenvolver a capacidade em lidar com situações de conflito;
* Criar redes de apoio social, por exemplo, grupos de debates entre os funcionários;
* Enfatizar a promoção de valores humanos no ambiente de trabalho.

Para ficar bem com o trabalho, é importante que você esteja bem consigo mesmo. Vale a pena ler essas dicas:

* Faça atividades físicas e cuide bem de sua alimentação;
* Faça algum tipo de relaxamento antes ou após sua jornada de trabalho;
* Organize seus horários;
* Resolva seus problemas de forma tranqüila e consciente;
* Use seu tempo de folga para se distrair;
* Não misture tarefas profissionais com pessoais;
* Tire um tempo durante a semana para fazer coisas que goste.

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