quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Antioxidantes


Previnem envelhecimento. Veja quais são os alimentos

Você sabe o que é antioxidante? E oxidação. É difícil mesmo explicar. A oxidação é um processo complicado. A gente pode comparar com uma barra de ferro nova, recém fundida, com o nosso corpo jovem. À medida que o tempo passa, a barra fica exposta à ação do oxigênio e sofre reações químicas que produzem a ferrugem.
Com o nosso corpo é mais ou menos assim, pois o mesmo oxigênio que tão é essencial à nossa vida, também produz radicais livres - o correspondente à ferrugem que cobre a barra de ferro.

O processo acontece dentro das células. Esses radicais livres podem atacar qualquer parte do corpo. Eles causam o envelhecimento e podem levar a doenças cardíacas, diabetes, câncer. Está aí a importância dos antioxidantes, substâncias que reduzem a oxidação e combatem os radicais livres.

Os mais comuns são as vitaminas C e E, betacaroteno e isoflavonóides, encontrados em suplementos alimentares e nas famosas pílulas da beleza. Podem ser comprados prontos ou preparados sob encomenda nas farmácias de manipulação. Mas não é preciso tomar as pílulas para garantir a quantidade necessária de antioxidante. A solução está bem ao alcance das nossas mãos. Uma alimentação saudável, equilibrada, fornece todos as substâncias antioxidantes necessárias ao bom funcionamento do organismo.
O caju, por exemplo, é fonte de vitamina C, assim como a castanha, que é rica em substâncias antioxidantes.

Duas dicas importantes para aproveitar bem a vitamina C das frutas: depois de partir, consuma imediatamente. Com o passar do tempo os nutrientes se perdem. E não se iluda: a polpa de fruta congelada praticamente não tem vitamina.
Uma coisa que pouca gente sabe: assim como o azeite, o óleo de soja também é fonte de vitamina e é bem mais barato. E o poder da soja não pára por aí.
Os carotenóides também são antioxidantes muito importantes na nossa dieta. Eles são encontrados nos alimentos de cor vermelha, como o tomate, a cenoura e a própria batata doce.

A gente não pode esquecer de falar da castanha do pará, um produto nacional e que contém uma quantidade muito grande de selênio, substância antioxidante. Basta o consumo de uma castanha por dia para se ter a quantidade de selênio necessária para a função antioxidante no organismo.

Suco 1 - verde – desintoxicante e antiinflamatório
É ótimo para a pele. A folha de couve acrescenta clorofila e o sabor quase não se percebe porque predomina a laranja e maça
- laranja lima
- couve
- maçã

Suco 2 - este é um elixir antioxidante ideal para ser tomado em jejum
É muito utilizado por quem faz quimioterapia. Ajuda a prevenir também câncer do pulmão, além de conter todas as vitaminas
- laranja pêra
- beterraba
- cenoura

Suco 3
- Uva (puro flavonóide). Uma tese feita na USP comprovou que o suco de uva puro tem o mesmo efeito vasodilatador do vinho e por isso é bom para o sistema cardiovascular


Suco 4 - amora
É a fruta da moda na categoria dos antioxidantes. E como no Brasil tem muitas casas com amoreiras nos quintais, vale a dica.
- amora (recupera os neurônios)


Outros dados:
Os sucos antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele e de outros tecidos.
Alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo e outros - como as vitaminas C, E e o beta-caroteno - são ingeridos

Sem comentários: