quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Arroz e feijão, um par perfeito!

Arroz e feijão, dois alimentos riquíssimos em nutrientes, podendo ser consumidos separadamente, de diversas maneiras, mas que quando consumidos juntos, tornam-se uma combinação perfeita

É muito comum ver no prato do brasileiro essa combinação, que para muitos não pode faltar todos os dias, mas todos sabem o porquê dessa combinação?

O arroz possui várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro, o feijão por sua vez é um alimento rico em proteína vegetal, também sendo fonte de ferro, vitaminas do complexo B e demais minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

A combinação destes dois alimentos é perfeita, pois além de fornecerem diversos nutrientes, os


aminoácidos que faltam em um alimento, você encontra em outro.

Por exemplo: o arroz é pobre no aminoácido lisina, que por sua vez é encontrado em abundância no feijão, já o aminoácido metionina é pobre no feijão, mas tem em abundância no arroz, por este motivo que eles se completam, tornando-se um par perfeito.

A proporção ideal é de 3 porções de arroz para 1 porção de feijão.

Veja abaixo a informação nutricional destes dois alimentos:

Arroz (1 colher de sopa)
Feijão (1 colher de sopa)
Calorias = 41 kcal Calorias = 58 kcal
Carboidratos = 8,07 g Carboidratos = 10,6 g
Proteínas = 0,58 g Proteínas = 3,53 g
Lipídeos = 0,73 g Lipídeos = 0,18 g
Colesterol = 0 Colesterol = 0

Mesmo consumindo estes alimentos separadamente, podemos observar que são alimentos nutritivos, por isso faça de tudo para
que eles estejam no seu prato diariamente, garantindo assim uma alimentação saudável.

Experimente consumir os demais tipos de arroz, como: arroz parbolizado, selvagem, malekizado, arbóreo e integral.

“Para eliminar peso de forma saudável, não é preciso excluir nenhum grupo alimentar das refeições”

O feijão, você também pode consumir de diferentes tipos, o preto, marrom, branco, fradinho, feijão-de-corda, etc.

De acordo com os dados da pesquisa de orçamento familiar (POF) realizada pelo IBGE de 2002/2003, houve uma redução de 23% no consumo de arroz e 30% no consumo do feijão comparando com a mesma pesquisa em 1974/1975.

Muitas pessoas, quando desejam emagrecer, param de comer o arroz e feijão, optando por consumir somente saladas e grelhados. Isto é um erro! Para eliminar peso de forma saudável, não é preciso excluir nenhum grupo alimentar das refeições, apenas é necessário comer na quantidade adequada.

Por isso, o importante é não exagerar na quantidade, mas não deixe de comer estes dois alimentos nutritivos, sendo fonte de vários nutrientes, vitaminas e minerais fundamentais para uma alimentação saudável.

Sem comentários: