de forma saudável, desfrutar momentos de lazer, enfim, tudo isso fica em segundo plano, mas
é importante se conscientizar que desta maneira, a saúde também estará ficando em segundo plano, e sem ela você não terá condições de trabalhar.
Caso você não tenha mesmo tempo para fazer o café da manhã em casa, você pode levar de casa alguns alimentos para fazer esta refeição em seu trabalho. Procure comer um alimento de cada grupo alimentar. Exemplo: pão ou algum outro tipo de cereal, leite, queijo, fruta ou suco de fruta. Se você optar pela padaria, muito cuidado com o que você for comer. Dê preferência por um suco de fruta natural ou um copo de leite com café, ao invés de sucos industrializados, refrigerantes, etc. Peça um pão na chapa, ao invés de pão com mortadela, salame, queijos amarelos, ou outro tipo de frio e embutido que fornecem muitas calorias. Lanche da manhã Talvez este seja o maior problema para quem trabalha fora, as refeições intermediárias. Pular estas refeições pode fazer você extrapolar na próxima refeição, já que você ficou horas sem comer. É preciso fazer um esforço e ter esta refeição como um hábito, assim como é com o café da manhã, o almoço e jantar. Nesta refeição, opte por alimentos práticos, fáceis de comer e de ter em seu trabalho. Se no local de trabalho houver uma geladeira, leve iogurtes, leite desnatado, extrato de soja, suco de fruta, frutas, etc. Caso não tenha geladeira, leve em sua bolsa uma barrinha de cereal, biscoitos de água e sal, cream cracker, uma fruta menos perecível como banana e maçã, etc.
Almoço Se você almoça na empresa onde trabalha, você não deve ter muita opção, neste caso, consuma o carboidrato (arroz, macarrão, batata, mandioca), a proteína (frango, carne, peixe), grãos como feijão, lentilha, soja, grão de bico, verduras e legumes, não exagere na quantidade. De sobremesa opte pela fruta ou gelatina. Na rua, escolha um restaurante por quilo, ao invés de restaurante Com relação à bebida, escolha sempre um suco de fruta ou água. Se você prefere utilizar o tempo do seu almoço para malhar, ou Lanche da tarde Assim como o lanche da manhã, esta refeição é fundamental, por isso, não deixe de realiza-la. Muitas pessoas extrapolam no consumo de alimentos no período da noite. Chegam em casa morrendo de fome e não conseguem se controlar. Isso ocorre por ficarem muitas horas sem comer. Apenas almoçar e só fazer a próxima refeição tarde da noite é um erro. Não ultrapasse o limite máximo de três horas, de uma refeição para outra. No lanche da tarde consuma alimentos práticos, assim como no lanche da manhã. Jantar Procure fazer o jantar até as 21:00 horas. Muitos vão perguntar, mas como vou realizar o jantar até essa hora, se vou direto do trabalho para os estudos ou realizo outra atividade e só chego em casa após as 22:00 horas? Neste caso, sugiro as seguintes opções: faça o jantar no seu trabalho ou na rua antes de ir para os estudos. Talvez seja mais fácil optar por lanches. Prefira lanches que tenham verduras e legumes, queijo branco, frios como peito de peru, blanquet, presunto magro, etc. Evite maionese, catchup, mostarda, molhos industrializados e prefira, requeijão light, queijo cottage ou ricota. Na lanchonete, prefira sempre salgados assados, ao invés de fritos ou de massas folheadas; sucos, chás e vitaminas ao invés de refrigerantes; fruta, salada de fruta e gelatina ao invés de doces muito elaborados, e assim por diante. Quando chegar em casa, caso ainda tenha fome, faça uma ceia. Não esqueça de beber de 2 a 3 litros de água diariamente e arrume um tempinho para se exercitar. Com estas dicas você consegue ter uma alimentação saudável, mesmo trabalhando o dia inteiro, é só você querer. |
Sem comentários:
Enviar um comentário