quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Carnaval sem calorias


O carnaval normalmente é um período que a gente relaxa e acaba cometendo excessos. A melhor maneira de evitá-los é programar-se. Não importa que tipo de folião você é: o Vigilantes do Peso dá as dicas para quem vai ficar em casa, para quem vai viajar ou para aqueles que vão cair na folia. Confira as dicas e a lista com as calorias das bebidas alcoólicas:

Para todos os tipos de foliões

1. Faça as compras com antecedência. Abasteça a geladeira com frios de ave light, geléia diet, frutas frescas, iogurtes desnatados, folhas frescas e limpas, legumes em palitos, queijos brancos light, água de coco e água natural.

2. Mantenha um pequeno estoque de conservas em água de sardinha e atum ; latas de molho de tomate, maionese e margarina light, pães integrais, massas e torradas integrais, barras de cereais light, frutas secas. Bebidas light ou diet, chás gelados, sucos prontos e cappuccino diet.

3. Tenha no freezer alimentos prontos somente para esquentar ou rápidos de fazer no forno como, nuggets de frango, pastéis e esfiras, carne magra em bifes pequenos, peixes de carne branca. Para refrescar: sorvete de frutas em palito.

Para quem fica em casa

A geladeira, possivelmente será o lugar mais visitado, portanto deve ser preparada como uma estratégia de guerra.

1. Mantenha potes com iogurtes temperados com ervas para mergulhar palitos de legumes.
2. Canapés feitos com pães integrais, patê light e conservas.
3. Pequena bandeja de carpaccio de salmão.
4. Folhas verdes variadas limpas e secas guardadas em sacos plásticos ou caixas com tampa.
5. Legumes crus fatiados prontos para comer.
6. Tigelas com frutas picadas.
7. Gelatinas ou flans light em taças individuais.

Para quem vai cair na folia

1. Coma antes de sair de casa.
2. Se possível, leve seu próprio lanche para se prevenir da fome e da tentação de atacar as carrocinhas de rua.
3. Uma boa opção são sanduíches de frios light, suco de fruta em caixa, fruta fresca ou seca e barra de cereal.
4. Deixe sanduíches prontos na geladeira para saciar a fome da madrugada.

Para quem viaja

1. Lembre-se de não fazer em cada refeição uma farra.
2. Mantenha o foco na sua dieta com liberdade e responsabilidade. Comece o dia com um bom desjejum (fruta, cereais, iogurte e pão integral). Faça 3 ou 4 pequenas refeições. Evite o jejum prolongado e beba muita água.
3. A ordem para todos é hidratar o organismo. Beber muita água, mas não abusar dos isotônicos, pois eles têm calorias. Refrescos industrializados, chás gelados e sucos light ou diet.

Cuidado com a bebida alcoólica
Além de provocar desidratação, resulta em calorias vazias e seu acúmulo é na forma de gordura, principalmente no abdome, formando a famosa barriguinha de chope. Consuma com moderação e alterne com água ou água de coco.

1 comentário:

Polêmica disse...

Eu vou ficar em casa mesmo, vou imediatamente providenciar as gelatinas e os flans light, hummm que delícia! rs..

Gostei da ideia de fazer as compras com antecedência, a ultima vez que eu e minha família viajamos, a gente não tinha preparado nada então acabamos comendo muitas coisas que vendiam nas praias, lanchonetes e nos alimentamos muito mal por causa disso.

Beijos