segunda-feira, 17 de março de 2008

Conheça mais sobre o cafezinho


Puro, com creme, com leite, em preparações, como bolos, pudins, sorvetes, balas... Desde do século XVIII o café começou a fazer parte da vida de milhões de pessoas


Esta bebida é obtida a partir do grão do café torrado ou moído, preparado por infusão de água quente, que só de pensar no cheirinho, muitos já perdem a cabeça.

Além do café torrado e moído, você pode encontrar o café em pó aromatizado, em pó descafeinado, indicado para pessoas que precisam evitar a cafeína e instantâneo (solúvel).

O café é composto basicamente de cafeína, flavonóides, ácidos clorogênicos e ácidos nicotínicos.



A cafeína é uma substância estimulante que age no sistema nervoso central e tem uma absorção muito rápida. Sua concentração atinge o nível mais alto entre 15 e 45 minutos depois do seu consumo.

Muitos dizem que o café proporciona vários benefícios para saúde, como acelerar o metabolismo, melhorar o humor e a função intestinal, a disposição, evitando a depressão, o intestino funciona melhor...

“Consumindo na quantidade adequada, o café pode ajudar você a controlar aquele sono incontrolável após o almoço, ou mesmo para iniciar o dia com mais disposição”

Foi apresentada na Unifesp, uma pesquisa onde verificou-se que o café preparado em coador de pano ou filtro de papel, impede a passagem das gorduras dos grãos, responsáveis pelo aumento da fração ruim do colesterol (LDL).

Mas é importante estar atento aos malefícios que o consumo excessivo do café pode causar como, irritabilidade, insônia, ansiedade, nervosismo, tremores e demais sintomas desagradáveis.

A cafeína consumida em excesso e uma má ingestão de alimentos ricos em cálcio, pode causar a deficiência deste importante mineral, que é responsável pela formação e desenvolvimento de ossos e dentes, além de exercer funções na coagulação do sangue e na transmissão de impulsos nervosos.

As gestantes também não devem consumir o café em excesso visto que o uso abusivo poderá prejudicar na formação do feto.

Alguns estudos relataram que o uso abusivo de café pode provocar doenças coronarianas. Porém ainda não há uma comprovação sobre o assunto. O ideal é ter moderação. Consumir o café na quantidade adequada não faz mal para ninguém. Procure não ultrapassar 3 xícaras de chá por dia. E muito cuidado com o açúcar.

O café possui pouquíssimas calorias, por isso, ele não é um vilão para quem deseja emagrecer. Porém se este café for adoçado com açúcar, as calorias vão aumentar, por isso opte pelo adoçante ou coloque pouca quantidade de açúcar.

Por ser um estimulante, o café acaba por viciar as pessoas, muitos não conseguem realizar suas atividades se não tomar um cafezinho antes, por isso é importante que a pessoa reduza a quantidade a ser consumida aos poucos.

Consumindo na quantidade adequada, esta bebida pode ajudar você em algumas situações, como controlar aquele sono incontrolável após o almoço, ou mesmo para iniciar o dia com mais disposição.

1 comentário:

Unknown disse...

Gostei muito do seu blog!