quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Criatividade

Se você pensa que a criatividade é algo pessoal e intransferível, um dom divino para poucos privilegiados, uma boa notícia: a criatividade é uma característica que pode ser desenvolvida. Assim, como qualquer outro dom, é passível de ser exercitado, melhorado, trabalhado

Vamos lá, você pode tornar-se criativo, por exemplo, mudando comportamentos ou fazendo cursos específicos para isso mas saiba a criatividade está ligada a um processo de pensamento.
Como as vezes escuto crio, mas não coloco em prática, conclusão não está utilizando integralmente do cérebro?

Afinal você está utilizando do seu potencial de criar?

Para ajudá-lo a responder a esta pergunta, elaboramos um questionário bastante genérico, embora contenha informações suficientes para que você tenha o primeiro diagnóstico em relação ao tema.

Lembre-se: Testes de auto-ajuda são como a prova da primeira fase do vestibular, possibilitam pular os primeiros obstáculos, depois é preciso passar pela segunda fase que é mais criteriosa. É como exame de gravidez, só é 100% confiável quando feito em laboratório, mas um exame de farmácia poderá dar indicativo.
O importante é sair de cima do muro, seja verdadeiro e assinale somente uma das afirmativas.

Afirmação Verdadeira Falsa
1. Costumo seguir minha intuição, sentimentos e emoção
2. Gosto de modificar, transformar, agregar
3.A musica, as cores, a natureza os movimentos são importantes para mim.
4. Gosto de novas experiências, percorrer terrenos desconhecidos
5. Sinto-me bem quando meu trabalho é baseado em regras e normas previamente estabelecidas.
6. Tenho pensamentos originais, conceitos diferentes e respostas incomuns.
7. O “muda tudo”, o “alternativo”, o “sonhador”, podem ser meus apelidos.
8. Mantenho-me firme nas minhas convicções para que as mudanças não alterem a minha rota.
9. Não gosto de fazer as “coisas” sempre da mesma forma
10. Sou detalhista, dou importância a minúcias e pormenores.
11. Estabeleço novas relações e conexões em situações diversas.

12. Quanto mais a pessoa muda sua forma de ser, cada vez mais deixa de ser ela mesma e isso não é positivo.
13. O julgamento dos outros sobre a minha pessoa e o meu trabalho é muito importante para mim.
14.Devemos sempre acertar, errar é constrangedor..
15. Considero problemas como oportunidades.
16. No dia-a-dia analiso situações de forma racional, objetivando atenuar riscos.

Pontuação:

Vamos comentar as respostas e reveja seus conceitos e atitudes. Vamos lá!

1- Perceber seus sentimentos, seguir a intuição poderá ser um caminho a percorrer para criar, pois está ativando o lado direito do cérebro que é o lado da criação, sensação, percepção, das possibilidades, da especulação, do arriscar, do curioso.
Continue usando primeiro o lado direito e depois o esquerdo para colocar em prática.
2- O criativo não se contenta com algo estanque, ele está sempre modificando, transformando, agregando. Velocidade e ruído constante, rotina, como dizem os jovens, não é a praia dele.
3- Contemplar o que a natureza nos propicia é uma das maiores fontes inspiradoras. As cores, os movimentos nos fazem sentir, transcender, favorecendo entrar em contato com os nossos sentimentos e isso é altamente favorável para a criatividade.
4- A curiosidade, a descoberta são fatores importantes para a criatividade, mas é importante aproveitar e colocar em prática.
5- Não, não, não, seguir instruções e regras é importante, imagine se elas não existissem. Mas podem ser bloqueadoras da criatividade caso não há possibilidade de questioná-las e modificá-las.
6- Ok. Devemos cada vez mais exercitar o músculo da criatividade e temos que sempre estar gerando idéias.
7- Fantástico ter este apelido, diria que é um grande elogio.
8- Cuidado, cuidado, cuidado, ter objetivos é importante, mas a flexibilidade poderá ajudá-lo de forma mais tranqüila, pense em aproveitar as mudanças para impulsioná-lo e não para tornar-se inflexível.
9- Perfeito, rotina é mesmo desagradável para o criativo, só tome cuidado para não estar o tempo todo criando e não colocando em prática, isso poderá levar ao caos.
10- Cuidado com o excesso de detalhes, pois poderá ficar preso a um assunto que não tem grande importância, consome muito tempo bloqueia a criatividade e você acaba atuando mais como dono de uma “butique” do que de uma rede de lojas.
11- Maravilha, para a criatividade tudo se interliga, em tudo há correlação, mesmo em situações que aparentemente são antagônicas. Mas adiante trataremos disso.
12- O ser humano está sempre em transformação. Agregando experiência, melhorando a diferença é que alguns percebem, outros não. Já ouvimos várias vezes que somos responsáveis pelo nosso destino.
13- Ser avaliado é favorável para o nosso desenvolvimento, mas temos que saber separar o joio do trigo. Agora, estar sempre preocupado em ser criticado, medo de ser ridicularizado, poderá ser um forte bloqueador da criatividade.
14- Claro que todos querem acertar, mas muitas vezes é preciso arriscar. Picasso sempre dizia : “Criar é um ato de coragem”, nem sempre sabemos o que poderá acontecer, só temos de ter um pouquinho de cuidado.
15- Tudo é uma questão de PDV ( ponto de vista), o criativo transforma crises em oportunidades.
16- Cuidado com a razão, você está ativando o lado esquerdo do cérebro, onde localizamos a lógica, análise, seqüência, fatos, realidade, organização e isso poderá bloquear a criatividade. Use primeiro o lado direito e depois o esquerdo, assim você poderá ser mais criativo.


Lá vão algumas dicas:

Em primeiro lugar é preciso saber que a criatividade está relacionada com processos de pensamento, imaginação, intuição, originalidade, liberdade e não-censura. Quem tem medo do novo e do ridículo ou é auto-crítico demais acaba bloqueando sua criatividade. Então, se você está desempregado, quer mudar de emprego ou aventurar-se por novas áreas vai precisar de ousadia e criatividade para buscar oportunidades tanto na sua quanto em outras áreas. Busque orientação para despertar o ser criativo que está dentro de você.

 Procure observar a realidade e os acontecimentos sob vários ângulos
 Observe coisas novas
 Procure gerar idéias e melhorá-las (um exemplo é brincar com as idéias e estabelecer semelhanças)
 Aprenda com os erros e acertos
 Anote todas as idéias, mesmo as mais absurdas antes que você esqueça.
 Mantenha acesa a chama do entusiasmo e do bom humor e você vai encontrar soluções para os problemas de forma criativa.

Maria Inês Felippe
Consultora de Criatividade e Inovação
www.mariainesfelippe.com.br
F. 3836 4448- 99905830

Sem comentários: