quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Bem estar


O que é o Bem-Estar?

Físico, emocional, espiritual, profissional... como encontrar?

É preciso mais do que um exercício físico para manter a boa saúde. Equilíbrio é a chave para a condução de um estilo de vida saudável. Bem-estar nos permite alcançar os nossos objetivos e encontrar significado e propósito em nossas vidas. É a integração do corpo, mente e espírito.

O objetivo de atingir uma melhor qualidade de vida e saúde é conseguido através de "um equilíbrio" em relação a 8 (oito) dimensões interligadas:

Bem-Estar Cultural é a consciência e respeito da sua própria fé e tradições culturais, bem como a aprendizagem, contribuindo para a diversidade e a riqueza presente em outros credos e origens culturais. Trata-se de agir no sentido próprio e todos os outros com sensibilidade, consideração, compreensão, apreço, tolerância e civilidade.

Bem-Estar Emocional é a capacidade de responder aos estados emocionais. É realmente lidar com uma grande variedade de situações e aprender como seus comportamentos, pensamentos, sentimentos e decisões. Assumir responsabilidade por seu próprio comportamento e responder a desafios como oportunidades. É a capacidade de formar relacionamentos baseado em um empenho mútuo, a confiança, honestidade e respeito.

Bem-Estar Ambiental é uma tomada de consciência da situação da terra, e os efeitos dos seus hábitos diários sobre o ambiente físico. Respeito para uma criação de Deus e da beleza e equilíbrio da natureza. Envolve a manutenção de um estilo de vida que maximiza a harmonia com a terra e minimiza danos para o meio ambiente. Ela inclui o envolvimento em atividades socialmente para proteger o meio ambiente.

Bem-Estar Intelectual caracteriza-se como uma forte curiosidade e vontade de aprender. Trata-se de um processo contínuo de criação e reflexão sobre experiências, permanecendo estimulada com novas idéias. Descobrir desafios, superação de barreiras, integrando as oportunidades para crescer, fazer planos, desenvolver estratégias e resolver problemas. É a capacidade de envolver-se em pensamentos e lembranças, e de pensar de modo independente, criativa e crítica.

Bem-Estar Físico significa respeitar e cuidar do seu corpo. Aplicar seus conhecimentos, motivação e habilidades pessoais para maior adequação e saúde. Fazer escolhas saudáveis e positivas no que respeita a uma variedade de questões, incluindo nutrição, atividade física, sexualidade, sono etc.

Bem-Estar Social significa contribuir para um ambiente físico e humano. Inclui a promoção de uma vida saudável, incentivando uma comunicação eficaz e de respeito mútuo entre os membros da comunidade, e que procuram relacionamentos com outras pessoas positivas.

Bem-Estar Espiritual é a busca de sentido, valor e finalidade, resultando em esperança, alegria, coragem e gratidão. Ela incentiva para desenvolver fé pessoal e procurar Deus em todas as coisas. É a descoberta e a incorporação de um conjunto de valores pessoais e crenças que define a pessoa, colocando o indivíduo em relação à maior comunidade, e contrata uma fé que promove a justiça.

Bem-Estar Profissional trata-se de encontrar o local onde seus profundos desejos satisfazem uma necessidade da comunidade. Envolvimento continuo e aprendizagem de novas habilidades e desafios que procuram levar o crescimento pessoal.

Fonte: University of Miami
Conheça a Anhembi Morumbi e tire suas dúvidas com a Coordenadoria


Prof. Paulo Amaral
Docente do curso de Atividade Física e Esporte
Universidade Anhembi Morumbi
Laureate International Universities

1 comentário:

Anónimo disse...

Tudo bem Maria Lucia, agradeço a divulgação do artigo.

Abraço

Prof. Paulo Amaral