quinta-feira, 25 de março de 2010

Pimentão verde, vermelho ou amarelo

Qual escolher? Decida-se e confira a receita!

Verde, vermelho ou amarelo, os pimentões estão presentes em vários tipos de pratos, dos simples aos mais elaborados. Além de oferecer um colorido especial à mesa, os vegetais têm muito a contribuir com a saúde.

Para saber qual cor escolher na hora da compra, o nutricionista Diego Soares explica as propriedades e benefícios de cada pimentão. "O que define as cores e as propriedades nutricionais dos pimentões é seu tempo de colheita. Os vegetais são verdes e tornam-se vermelhos ou amarelos quando maduros", explica Diego, do Oba Hortifruti.

Rico em betacaroteno, o vermelho tem forte poder antioxidante, isto é, contribui no combate aos radicais livres.

Já o amarelo é o que possui maior quantidade de vitamina C, sendo 330 miligramas em 100 gramas, enquanto o vermelho possui apenas 180 miligramas. Assim como o vermelho, o pimentão amarelo tem sabor levemente adocicado devido ao acúmulo de carboidratos.

Com sabor mais ácido, o pimentão verde é o mais leve, contendo apenas 16 calorias em cada 100 gramas, enquanto o vermelho possui 26 e o amarelo, 27.

Ao escolher os pimentões no hortifruti, dê preferência aos mais firmes, lustrosos e com o cabo verde.

Para higienizá-los, em casa, lave-os em uma bacia com dois litros de água e três gotas de detergente. Depois, coloque-os em uma mistura de um litro de água e uma colher de água sanitária, por cinco minutos. Enxágue-os em água corrente. Se for armazená-los na geladeira, seque-os bem.

O uso dos pimentões é mais comum em pratos salgados. Entretanto, o nutricionista Diego sugere algo diferente: a geléia de pimentão vermelho, saborosa e fácil de preparar.

Geléia de pimentão:

Ingredientes:
10 pimentões vermelhos
1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Retire a pele e as sementes dos pimentões, corte-os em quadrados e deixe-os descansar em uma vasilha por quatro horas. Escorra-os e reserve o suco que se soltou. Processe os pimentões rapidamente sem deixar que virem purê. Leve-os ao fogo com o vinagre, o açúcar, o suco que estava reservado e o sal. Cozinhe até o ponto de geléia. Sirva fria.
Fonte: http://anamariabraga.globo.com/home/canais/canais-saude.php?id_not=3271

Sem comentários: