sábado, 20 de março de 2010

10 Passos para Ter uma Dieta Saudável

1. Cereais Integrais (arroz, farinha integral …): os antioxidantes contidos nestes cereais (principalmente vitamina B e E, carotenóides, zinco, cobre, selênio) podem combater os radicais livres 50 vezes mais eficazmente do que as vitaminas A e C.

2. Legumes: comer quase todos os dias, de preferência com casca, pois é a parte que contém mais vitaminas. Outro benefício dos legumes é a grande quantidade de antioxidantes;

3. Frutas: Cerca de 4 porções por dia, mas quanto mais melhor, se conseguir 6,7 porções por dia de fruta, só tem a ganhar. A fruta colorida é a que usualmente contém mais antioxidantes. Procure comer sempre com casca.

4. Óleos Vegetais: deve ser usado em vez da gordura animal, como manteiga; Os óleos das frutas secas são extremamente importantes devido ao alto teor de vitamina E.

5. Evite fritos, não deixe os alimentos à temperatura ambiente e evite a exposição directa ao ar e à luz.

6. Coma Peixe: coma mais peixe em vez de carne. Procure também comer fígado, é uma boa fonte de proteínas.

7.Beba Vinho Tinto em vez de Vinho Branco: Enquanto for apenas um copo á refeição o poder antioxidante do vinho tinto é o dobro do vinho branco. Beber bastante água durante o dia ajuda a reduzir o stress oxidativo.

8. Chá e Café: o consumo de chá verde é preferível em vez de chá preto. Mas o café e o chocolate trambém são bastante ricos em antioxidantes e ajuda prevenir doenças cardiovasculares;

9. Ervas e Especiarias, especialmente gengibre, tomilho, sálvia, alecrim e orégão.

10. Sumos Naturais de frutas e verduras ajudam a acentuar o valor de antioxidantes da dieta.

Boa sorte em conseguir estas dicas para conseguir uma dieta saudável de modo a que a sua alimentação se torne mais saudável.
Fonte:http://alimentacaosaudavel.net/

Sem comentários: