quinta-feira, 25 de março de 2010

Benefícios em comer Gergelim

Considerada a rainha das oleaginosas devido à qualidade de seu óleo, rico em gorduras mono e polinsaturadas.Também é rico em OMEGA 3 e Vitamia E. É ainda rico em fibras, cálcio e ferro constituindo-se em um ótimo complemento alimentar.


As sementes de gergelim contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de alto valor biológico:
Lipídios ou gorduras (52%), o que lhes confere uma grande eficácia na redução do nível de colesterol no sangue.


A lecitina é um poderoso emulsionante, que facilita a dissolução das gorduras em meio aquoso. Uma das suas funções no sangue consiste em manter dissolvidos os lipídios em geral, especialmente o colesterol, evitando assim que se deposite nas paredes das artérias (arteriosclerose).


O gergelim é, juntamente com a soja, o vegetal mais rico em lecitina.Proteinas (20 %) de alto valor biológico, Vitaminas, especialmente a E (tocoferol), a B1 e a B2. Minerais e oligoelementos diversos especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo.Mucilagens, ao que deve sua ação laxante suave.


Pode ser polvilhado sobre o arroz integral, tortas, sufles, etc. Sua farinha pode entrar na confecção de pães, bolos, biscoitos, refogados de vegetais, etc, aumentando o valor nutritivo e dando um sabor especial. As sementes podem ser assadas, comidas com açúcar ou mel.

QUANTIDADE RECOMENDADA: 1 colher de sopa ao dia, pode ser tostado e colocado em cima de saladas e outros pratos mas é também encontrado em pães e bolos.

Sem comentários: