quarta-feira, 24 de março de 2010

A comunicação assertiva na solução dos conflitos.

|A comunicação assertiva na solução dos conflitos.A competência “assertividade” é daquelas essenciais para o sucesso, quer seja na vida pessoal, quer seja no mundo dos negócios. Já não basta ter competência técnica. As empresas querem contratar pessoas talentosas, talento para a vida, para os relacionamentos harmoniosos . A assertividade facilita aos profissionais demonstrar suas competências, interesses e habilidades, bem como facilita a convivência e a troca.

Mas, afinal, o que é assertividade?

Segundo o Dicionário Aurélio, assertividade quer dizer afirmação, alegação, argumento. Em nossas organizações a buscar por assertividade e sua conseqüente valorização ganhou força no final de década 90. Hoje já não se admite, para reforçar nosso time, aquele que demonstra inabilidade para o convívio social necessitando a todo instante esfregar na cara dos que estão à sua volta “suas verdades”.

Assertividade é uma competência! Sendo uma competência a assertividade pode ser desenvolvida. Você pode aprender e desenvolver aperfeiçoando-se assim no relacionamento humano, na tomada de decisão e na arte da negociação, na gestão de conflitos.

Pessoas assertivas possuem algumas características que as distinguem no ambiente profissional fazendo com que sejam notadas positivamente. São autoconfiantes, independentes, possuem auto-estima positiva, acreditam em sua capacidade de agir e alcançar resultados que satisfaçam a todos os envolvidos, expressam suas idéias, opiniões e sentimentos sem constrangimento ou ansiedade, têm alto grau de empatia, afirmam seus direitos sem desrespeitar os direitos dos demais. A arrogância é sinal da falta de assertividade assim como o é também a constante utilização do “eu”, como por exemplo: Eu fiz, eu faço. A assertividade nos leva a reconhecer que não construímos nada sozinhos, o reconhecimento dessa interdependência faz crescer a utilização do “nós”, demonstra maturidade e autoconfiança.

A assertividade é comunicação de pessoas maturas, e maturidade nada tem a ver com idade, observe quantos são os jovens com grau de maturidade elevada e quantos com idade na casa dos “enta” que são verdadeiros moleques. Desenvolver a maturidade é questão de escolha, escolher o autoconhecimento e o freqüente questionamento: “Onde posso melhorar”. Parar de se comparar com os que estão à sua volta, ousar se comparar com você mesmo e ser hoje melhor do que você era ontem.

Conflitos tratados com assertividade têm maiores chances de atender aos interesses de todos os envolvidos. Na solução dos conflitos a assertividade combinada com a cooperação nos leva a tratar o outro com respeito, sem depreciar ou menosprezar seus interesses, buscando o ganha-ganha e fazendo deste momento de busca fator de crescimento para todos.

Agindo assim, de maneira assertiva, estaremos favorecendo nossos contatos sociais, conseguindo destaque positivo em nosso meio, aumentando nossas chances de crescimento na carreira e na vida. Estarmos atentos quanto ao nosso autoconhecimento, estarmos nos questionando onde podemos melhorar, é condição para agirmos com assertividade em relação a nós mesmos, ao nosso desenvolvimento.

Experimente e em breve estará colhendo os frutos da comunicação e das atitudes assertivas em forma de relacionamentos mais saudáveis e gratificantes.

Márcia Rizzi é coach, palestrante, facilitadora em treinamentos organizacionais e a mais nova Autora do Gestão Pessoas e Negócios

Fonte:http://blog.pepelavandeira.com.br/a-comunicacao-assertiva-na-solucao-dos-conflitos

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