sexta-feira, 19 de março de 2010

Receitas caseiras para esfoliar, hidratar e tirar manchas do rosto

Uma coisa é certa: todo mundo quer se sentir bonita, não é mesmo? E não há nada pior do que notar que a pele do nosso rosto já não está esbanjando beleza. De acordo com a dermatologista Renata Nogueira Lobo, especialista em tratamentos de rejuvenescimento, os efeitos do fotoenvelhecimento podem ser notados nas mudanças da pele, ficando fina e seca ou quando há um aumento das glândulas sebáceas, a pigmentação é desigual, causando manchas, e os pequenos vasos sanguíneos ficam em evidência. "A pele parece flácida e inelástica. Rugas finas tendem a aparecer na região lateral dos olhos, ângulos da boca e nuca", explica.

A dermatologista também alerta para os cuidados durante as estações mais frias do ano. "Apesar das correntes frias, temos o sol latente, às vezes, encoberto por nuvens e que, mesmo assim, nos irradia raios UVA e UVB, responsáveis pelo fotoenvelhecimento e pelo câncer de pele. Assim devemos ter os mesmos cuidados no verão e no inverno", ressalta.

Para dar um up na aparência, Renata indica algumas receitas de máscaras faciais que podem ser feitas em casa mesmo. Mas, antes de colocar a mão na massa, atenção a esses detalhes:

-Usar ingredientes frescos, limpos e na proporção indicada;

-Preparar as receitas em utensílios de louça ou vidro;

-Preparar a quantidade suficiente para uma única aplicação. Não guardar sobras que podem ser facilmente contaminadas por microorganismos;

-Remover completamente a máscara, não substituir os ingredientes por conta própria; e

-Dar preferência as frutas de origem orgânica (livres de agrotóxicos).

Máscara Hidratante

-1 clara de ovo

-1 colher de farelo de aveia

-1 colher de chá de mel

Bata a clara em neve e misture com o farelo de aveia e o mel. Aplique no rosto previamente limpo, deixando agir por 20 minutos. Retire com água fria.

Máscara para Pele Oleosa, com Borbulhas e Acne

-1 colher de sopa de polpa de pepino

-1 colher de chá com mel

-1 colher de levedo de cerveja

Misture todos os ingredientes. Aplique na face previamente limpa, deixando agir por 20 minutos. Retire com água fria.

Máscara para Retirar Manchas

-1 colher de sopa de leite de magnésia

-1 ampola de vitamina A

-1 clara de ovo batida

Bata a clara em neve e misture com os outros ingredientes. Aplique na face previamente limpa à noite e durma com a máscara. Pela manhã, retire com água fria. Usar por 15 dias consecutivos.

Máscara para Esfoliação

-sumo de 1 limão (pele oleosa e mista) ou 1 colher de sopa de mel (pele seca)

-1 colher de café de açúcar

Misture todos os ingredientes de acordo com a sua pele e aplique no rosto com movimentos circulares. Retire com água fria.

Fora de casa

Quem optar por fazer tratamentos em clínicas de estética, a dermatologista faz um alerta: o acompanhamento médico é imprescindível. "Além do tratamento estético em si, é ele quem poderá avaliar lesões preexistentes, fazer diagnósticos e tratar possíveis complicações", finaliza.

Sem comentários: