segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Algumas dicas que podem te ajudar a identificar ou lidar com sua raiva

- Quando estiver com raiva, procure escrever tudo que estiver sentindo, mas tome cuidado para que não seja lido por alguém que você não queira. Depois se quiser, rasgue e jogue fora.
- Pode também falar tudo que sente em voz alta, como se estivesse falando com a pessoa na sua frente. Ou pode deitar, relaxar e fazer o mesmo mentalmente.
- Feche as janelas de sua casa ou do seu carro e dê um sonoro grito.
- Eleve sua auto-estima e autoconfiança respeitando mais seus limites e fazendo todos os dias algo por você.

Tudo isso são paliativos, o melhor mesmo é identificar seus sentimentos. Para isso, você poderá ainda fazer o seguinte exercício:

Quando perceber que vai ter um ataque de compulsão alimentar, desencadeado por irritação, frustração, humilhação, raiva, procure deixar para comer cinco minutos mais tarde ou, se já estiver comendo, pare e reflita. Se quiser, ainda, escreva as respostas:

- O que estou pensando e sentindo?
- O que exatamente me deixou com raiva nessa situação?
- O que eu gostaria de fazer?
- Quem é responsável pelo quê?
- Como eu poderia ter agido em determinada situação?
- O que eu realmente gostaria de mudar?
- Recebo afeto e atenção e temo que, se mudar meu jeito, impor limites, falar não, vão deixar de gostar de mim?
- Preciso de aprovação e reconhecimento constantes das pessoas por que na verdade não confio em mim?

As respostas não são tão simples, mas, com certeza, estão dentro de você e exigem muita reflexão e o desejo interno de querer mudar.

Sem comentários: