terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Brasileiros não estão consumindo vitaminas e minerais como deveriam

Você ingere todas as vitaminas e minerais necessários para o seu organismo diariamente? Sabe a quantidade de cálcio, magnésio e vitamina A que deve estar no seu prato? Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo, há uma enorme deficiência no consumo de vitaminas e minerais pela população brasileira. Só pra você ter uma idéia, 88% das pessoas ouvidas pela pesquisa estão consumindo Vitamina C abaixo do recomendado. Tomate, laranja e acerola provavelmente passam bem longe da cozinha destes consumidores.

A deficiência de cálcio na alimentação também é alarmante: 90% dos brasileiros não o consomem como deveriam. 80% também não está se preocupando com o magnésio e 50% ingere menos vitamina A do que o que seria ideal. O perfil do brasileiro à mesa é alarmante e preocupa os especialistas no assunto.

Provavelmente quem não está inserindo o cálcio na alimentação nem imagina o quanto ele é importante para a saúde A função primordial do cálcio é a formação e manutenção de ossos e dentes. Ele também tem participação na coagulação sanguínea, na contração e relaxamento muscular e na transmissão nervosa e regulação do batimento cardíaco. Se 90% dos brasileiros estão ingerindo cálcio abaixo do valor recomendado, eles devem ficar atentos às doenças recorrentes da falta de cálcio no organismo. Osteoporose e raquitismo, por exemplo.

O magnésio, que também não está sendo consumido como deveria por 80% dos brasileiros, é fundamental na alimentação.
Além de ser colaborador do Cálcio, ele está também envolvido na regulação dos níveis de serotonina, participa da produção de energia, da contração muscular, da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos.

Se você está dentro destas estatísticas, veja em quais alimentos encontrar boas fontes de cálcio e magnésio:

Fontes de cálcio: leite, queijo, iogurte, peixes, vegetais de folha verde escura, como espinafre, agrião, rúcula, brócolis, couve, etc.

Fontes de Magnésio: tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia, arroz integral.

Sem comentários: