segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

O lado bom da adversidade


"A adversidade provavelmente faça mais pelo nosso desenvolvimento do que qualquer outro fator isolado".

Alexander V. Solzhenitsyn


Alguns dos fatores que podem auxiliá-lo a alcançar o sucesso em sua vida podem ser controlados, mas nem todos. Entre os fatores que podem ser controlados acham-se: o trabalho árduo, metas bem definidas, concentração nos objetivos e a obtenção dos recursos necessários para atingí-los. Mas o fator que produz os mais altos níveis de realização humana talvez seja um fator que não podemos controlar e que tudo faremos para evitá-lo - a adversidade.

Um grande sucesso tem um alto preço. O que vem de modo fácil geralmente tem pouco valor. Em qualquer atividade, as pessoas de sucesso são as que se recusam a parar no meio do caminho. Você não chegará ao seu destino sem passar por problemas e isso não é uma exclusividade sua: todos enfrentam dificuldades. O mundo não é justo. Portanto, não se surpreenda se você for tratado injustamente. Todo o mal que o atinge pode ter um, dentre dois possíveis efeitos em sua vida: ou você ficará amargurado ou será aprimorado. As pessoas amarguradas nunca vencem. Decida-se pela outra alternativa que você vai se aprimorar. Cada montanha que você escalar só tem a finalidade de torná-lo mais forte. As pessoas bem sucedidas, sempre persistem na realização do seu objetivo, apesar dos reveses e desapontamentos por que tenham de passar.

A águia é considerada uma das aves mais imponentes. Poucas conseguem subir às alturas que ela alcança. Já foi dito que toda natureza teme as tempestades, exceto as águias. Isso é porque as águias sabem que poderão ser levadas a alturas maiores com menos esforço se enfrentarem os ventos contrários com o ângulo correto. Lembre-se: todo vento contrário é uma oportunidade de subir mais, mas você tem que enfrentá-lo com o ângulo certo, ou seja, com a atitude correta.

Um grande engano com respeito a realizar-se numa atividade é a crença de que alguns se tornam pessoas de sucesso porque as circunstâncias lhe foram favoráveis e porque o "grande momento" da sua vida surgiu. Tomando isso como justificativa muitos se desculpam de seu insucesso. Mas crer nisso é um dos principais motivos da sua derrota.

Podemos ter aversão às dificuldades quando elas surgem, mas elas nos tornarão melhores. O escritor russo Alexander V. Solzhenitsyn declarou que até a biologia nos ensina que o bem estar contínuo não é bom para ninguém. A adversidade provavelmente faça mais pelo desenvolvimento do que qualquer outro fator isolado. Ela nos ajuda a concentrar a nossa atenção em nosso alvo, a eliminar o supérfluo e a nos dedicar ao que é realmente importante. A adversidade fará com que os realmente dedicados trabalhem ainda mais arduamente, tornando-os assim mais fortes e melhores. Se o sucesso for muito fácil, ficaremos mais fracos. Mesmo sabendo que isso é verdade e que o nosso propósito é atingir o nosso alvo, não é errado querermos nos livrar dos obstáculos tanto quanto seja possível. É bom evitar problemas desnecessários, mas teremos de ter a determinação de superá-los quando ocorrerem, e deveremos agarrá-los como oportunidades de crescimento.

Agora, antes de fazer qualquer coisa, pegue uma folha de papel e responda as seguintes perguntas:

1- Quais são seus objetivos?
2- Do que você precisa para se concentrar nesses objetivos?
3- Há pessoas negativas ao seu redor, que passam mais tempo falando do que está errado do que sobre as oportunidades?
4- Como você vai substituir tais amigos ou associados por pessoas positivas?
5- Que obstáculos você prevê que poderiam impedí-lo de atingir seu objetivo? Como você vai superá-los?

Guarde esse papel. Leia-o todo dia, meditando sobre cada item. Cuide bem dele, porque um dia você vai querer colocá-lo em uma moldura.

Sem comentários: