segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Vida Moderna e Alimentação


Emagrecer não é fácil. Por quê?
Será castigo contido no DNA? Será o metabolismo contra o corpo esbelto? Será o botão da calça o grande vilão? Ou será que ingerimos mais alimentos do que realmente precisamos?

Voltando um pouco no tempo, descobrimos que nossos ancestrais não tinham facilidade para obter alimentos para a sua sobrevivência. A comida era escassa e os alimentos calóricos eram os mais desejados, pois representavam a possibilidade de estocar calorias sob a forma de gordura para servir de reserva.

Não havia provisão de alimentos, o que só foi possível com o advento da agricultura. Durante milhões de anos, períodos de fartura se alternavam com escassez forçada. O cérebro humano foi condicionado a comer muito além do necessário sempre que o alimento estivesse disponível. Essa



era a fórmula para sobreviver. Portanto, somos descendentes de indivíduos cuja sensação de saciedade só era atingida após a ingestão de muitas calorias a mais.

Essa herança é que nos faz sair da mesa com aquela sensação de peso no estômago e na consciência. Deveríamos ter cruzado os talheres antes de repetir as guloseimas. A fartura atual é uma tentação para o nosso cérebro guloso.

“Incorpore a reeducação alimentar num novo estilo de vida e acredite no benefício que um corpo mais magro traz para a saúde e para o bem estar”

A visão, o olfato e a audição recebem estímulos que influenciam o centro da saciedade no cérebro e são responsáveis pela fome que subitamente sentimos quando estamos diante dos alimentos. Se o clima esfria muito, a fome aumenta como resposta à necessidade de obter mais energia para manter a temperatura do corpo equilibrada.


Será por todas essas razões que começamos o controle alimentar muito bem intencionados na segunda-feira, e depois de algum tempo vamos desanimando? Será por isso que vamos incluindo no cardápio alimentos calóricos, frituras e bebidas alcoólicas que nos prejudicam?

O pior é que arrumamos justificativas para essas inclusões inadequadas: dia de festa - só hoje – só um pouquinho etc. A balança mostra, então, sua face severa e o ponteiro sobe. É a prova dos deslizes. Aí surge o desânimo como reflexo de baixa auto-estima.

De nada adianta fazer dietas malucas e utilizar remédios. Para poucos quilos perdidos, muitos outros são rapidamente recuperados. É preciso mudar o curso dessa história. Como vencer o impulso primitivo de exagerar na alimentação, se o ser humano adora uma mesa farta seguida de uma bela soneca?

Não existe uma única fórmula para todos. É preciso mudar condutas que causam obesidade. Não é fácil, mas é possível. É necessário desejar emagrecer, ter disciplina e equilíbrio emocional, abandonando hábitos alimentares que fazem parte até do álbum de família, mas não são saudáveis. Incorpore a reeducação alimentar num novo estilo de vida e acredite no benefício que um corpo mais magro traz para a saúde e para o bem estar.

Reduzir o total de calorias ingeridas pode ser uma forma de retardar o envelhecimento e aumentar a longevidade . Ajuda a prevenir o diabetes, hipertensão, reumatismo, impotência sexual, ataque cardíaco, derrame cerebral, câncer e outras doenças degenerativas. Vamos então comer menos e viver mais? Procure o prazer em outras esferas da vida e não apenas nos alimentos. Você só terá vantagens

Sem comentários: