quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Qual a dieta ideal para emagrecer?


Se o maior objetivo de sua vida no momento é eliminar peso, cuidado.


A dieta escolhida para emagrecer pode reduzir os quilinhos extras mas também pode causar alguns prejuízos à sua saúde.

Você já deve ter ouvido falar de inúmeros tipo de dietas: dieta da sopa, dieta da USP, dieta do suco, da lua, entre tantas outras. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que a restrição excessiva de calorias, a exclusão de alimentos importantes e o jejum podem causar fraqueza, cansaço, indisposição e deficiência de nutrientes, que são doenças em certos casos muito sérias.


O que não falta hoje em dia são métodos diferentes para se eliminar peso. Porém é preciso tomar alguns cuidados para que o seu emagrecimento não seja a causa de algum problema de saúde:

Atitudes ideais ao emagrecimento
Atitudes ruins ao emagrecimento
Procure sempre um profissional que possa orientá-lo adequadamente quanto ao emagrecimento, seja ele um médico e/ou nutricionista. Seguir dietas por conta própria, ficar em jejum, seguir dietas da moda, sem qualquer comprovação científica.
Caracterizar o emagrecimento com uma reeducação de hábitos, visando conhecer melhor os alimentos, suas propriedades e como equilibrar sua alimentação. Caracterizar o emagrecimento como uma fase temporária de sacrifícios, tortura, visando um ideal, que é o peso desejado.
Iniciar praticas esportivas Ser sedentário
Fazer várias refeições ao dia com pequena quantidade de alimentos. Fazer apenas 3 refeições ao dia com grande quantidade de alimentos.
Os pratos devem ser coloridos, bem temperados e devem estimular todos os sentidos. Pratos sem cores, sem temperos.
Variedade alimentar, para o fornecimento de nutrientes diversos. Repetir sempre os mesmos alimentos e preparações.
Controle de fatores emocionais que influenciam o emagrecimento, como o apoio de psicólogo, formando uma equipe multidisciplinar. Deixar que ansiedade, depressão, baixa auto-estima prejudiquem o emagrecimento.
Escolha alimentos de baixas calorias. Dê preferência sempre às opções light, desnatados, queijos e carnes magros, alimentos integrais, etc. Consumir alimentos gordurosos, como queijo, carne, leite, etc.
Consumir alimentos ricos em fibras como cereais integrais, frutas, verduras, legumes e leguminosas. Consumir alimentos refinados como arroz branco, açúcar, pão que não contribuem tanto para o bom funcionamento intestinal como os integrais.

Lembre-se sempre que uma dieta de emagrecimento além de ter quantidades reduzidas de alimentos, precisa de um equilíbrio entre os nutrientes e estar de acordo com as características individuais. Entregue-se ao seu objetivo com determinação e tenha um bom emagrecimento!

Sem comentários: