segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Sedentarismo e Dependência


Uma das grandes causas da
Obesidade é o sedentarismo.
A maioria das pessoas não quer acreditar devido ao comodismo e
à dependência que se criou dos veículos e dos aparelhos eletrodomésticos. Hoje em dia não se vai a lugares, mesmo que sejam perto de casa ou do trabalho, a pé. Há o hábito (dependência) de ir de carro.

As desculpas são muitas e algumas até com certa razão. Por exemplo, a insegurança de andar a pé. Por outro lado usar demasiadamente o carro tem como conseqüência o sedentarismo que faz tanto mal à saúde das pessoas.


Não bastasse o mal individual, ainda temos o congestionamento que o excesso de automóveis causa, a poluição e os acidentes. E ainda não está livre de ser assaltado. Portanto a segurança é relativa.

“Para mudar o quadro de sedentarismo, só mudando nossas crenças”

Quanto aos aparelhos eletrodomésticos acontece a mesma coisa. Com a invenção do controle remoto não se levanta da cadeira para mudar o canal de televisão ou do DVD, do som, do vídeo, abrir o portão etc.

O sistema delivery também contribui bastante para o sedentarismo, pois basta telefonar que o alimento é entregue na residência ou trabalho.

Um dos fatores modernos de mudança de comportamento atual é o computador, que está fazendo com que as pessoas fiquem praticamente o dia inteiro sentadas, dependendo da profissão. Ainda temos a internet e os jogos. O namoro ficou virtual, sem gasto calórico. Os jogos só dependem de manuseio, também nada de gasto calórico.

Pois bem, com essas mudanças e incorporações de novos costumes estabeleceu-se o sedentarismo criando mesmo uma dependência ao carro, moto, televisão, DVD, vídeo, elevador, celular, controles remotos e finalmente ao computador.

Dá para se imaginar viver atualmente sem computador? Nem pensar. O resultado inevitável é o acréscimo da obesidade. Quem não gasta caloria ingerindo alimentos acima de suas necessidades irá engordar. Cada dia se contrai menos os músculos fazendo uma economia calórica em torno de 250 calorias, mas a alimentação continua a mesma. Com isso a balança sobe no homem moderno.

Os tipos de processos de emagrecimento são muitos, isso prova que nenhum está totalmente correto.

Até aqui falamos da dependência de aparelhos eletrodomésticos, de veículos, de computadores, mas se acrescentarmos também a dependência por determinados alimentos como, por exemplo, o chocolate, os lanches, as batatas fritas, as massas, os doces em geral, aí sim teremos a obesidade.

Como vimos, sedentarismo vira conseqüência de dependência que se instala por repetição de comportamentos. Para mudar isso, só mudando nossas crenças, ou seja, acreditar que obesidade deve ser combatida com exercícios físicos, alimentação saudável, em quantidade adequada e balanceada.

Sem comentários: