segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Carotenóides: pigmentos que dão saúde


Muitas vezes se ouve dizer que os pratos devem ser coloridos. Ou seja, devem apresentar alimentos de diversas cores, para que assim forneçam uma quantidade variada de nutrientes.


Essa é uma verdade, mas o que muita gente não imagina é que até mesmo os pigmentos que dão as cores aos alimentos também favorecem uma boa saúde.

Os alimentos de cor amarelo, alaranjado, vermelho e verde possuem carotenóides na sua composição que são os pigmentos responsáveis por estas cores.

Os carotenóides, além de serem importantes para a nutrição são fundamentais para a prevenção de doenças degenerativas, como doença arterial coronariana, câncer e outras doenças, estimulam o sistema imunológico e agem como antioxidante.

Cerca de 600 carotenóides já foram isolados e caracterizados. Os carotenóides mais comuns são o betacaroteno, o licopeno, a luteína e a zeaxantina.

Beta-caroteno

O betacaroteno é um carotenóide conhecido como pró-vitamina A. Ele é um importante antioxidante e estimula o sistema imunológico. Sabe-se hoje que a deficiência de vitamina A é hoje umas das três deficiências mais freqüentes no mundo.

A vitamina A desempenha importante papel na manutenção de uma boa visão, participando da púrpura visual, que tem por função a visão na luz fraca. Além disso, participa da proteção da pele e de mucosas, atua ainda no metabolismo das gorduras.

Licopeno

O licopeno, por sua vez, tem papel importante na redução do risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o câncer de próstata. Muitos estudos já provaram essa evidência. Além disso, contribuem diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e de catarata.

O licopeno também possui a vantagem de ser o maior antioxidante de todos os carotenóides, combatendo o acúmulo de radicais livres.

Luteína e Zeaxantina

Alguns alimentos de cor verde escura, como alguns vegetais apresentam na sua composição a luteína e a zeaxantina. São dois carotenóides presentes no organismo, principalmente na parte da visão. Eles estão em evidência no momento por estarem correlacionados com diminuição do risco de degeneração macular (cegueira de idosos).

É preciso tomar cuidado somente com as manipulações dessas substâncias. Nos alimentos como frutas, verduras e legumes, elas estão presentes em quantidades adequadas e acompanhadas de vitaminas, minerais e outras substâncias benéficas. Sempre devemos optar pelo alimento in natura que possui a concentração exata.

Sem comentários: