sexta-feira, 25 de abril de 2008

Alimentação sem carboidrato é a melhor saída?



Quem já não se viu tentada em fazer uma dieta rica em proteínas, onde não é permitido o consumo de nenhum alimento rico em carboidrato? Parece delicioso comer somente carnes, ovos, bacon, leite e seus derivados, que também são ricos em gordura.


Você deve estar se perguntando: mas como é possível emagrecer comendo somente alimentos ricos em gordura? É possível sim, já que você restringe os carboidratos que são a fonte de energia primária para o corpo. Com isso, o organismo passa a utilizar principalmente proteína e gordura como substrato energético (aminoácidos e corpos cetônicos), fazendo uma modificação no metabolismo normal dos carboidratos.

Isso pode acarretar algumas conseqüências como comprometimento renal e deficiência de alguns nutrientes devido à baixa ingestão de


legumes, verduras e frutas, além de aumento nos níveis de colesterol sangüíneo que leva a um maior risco de doença cardiovascular.

As frutas e legumes fornecem carboidratos por isso deveriam ser retiradas da alimentação? E os outros nutrientes que são fundamentais como vitaminas e minerais, por exemplo, não devem ser consumidos? De acordo com as leis da Nutrição, uma alimentação balanceada deve ter boa qualidade, quantidade suficiente, adequação e harmonia. Uma alimentação restrita em frutas, verduras, legumes e cereais não pode ser considerada equilibrada e balanceada.

Para emagrecer com saúde nada melhor do que a boa reeducação alimentar!

Outras pessoas dizem que os “carboidratos” (e não alimentos ricos em carboidratos) não podem ser consumidos após as 18:00h. O metabolismo pode se tornar mais lento quando se está dormindo, pois não há um gasto calórico tão grande, mas o organismo faz a digestão, absorção e metaboliza esse nutriente da mesma forma.

O que ainda é constatação e não apresenta elementos contraditórios em relação à saúde, é que para emagrecer com saúde nada melhor do que a boa reeducação alimentar, que não traz nenhum problema associado e promove o bom funcionamento do organismo.

Deve-se consumir carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais sempre. Isso significa comer numa refeição, os seguintes alimentos: legumes, verduras, cereais, leguminosas e carnes. Além de leite e derivados.

A partir daí deve-se levar em conta o que realmente é importante: o simples fato de emagrecer privando o organismo de seus nutrientes necessários ou ter um emagrecimento sadio com uma alimentação variada e na medida certa de acordo com a necessidade de cada um. A escolha é sua.

Sem comentários: