segunda-feira, 14 de abril de 2008

Equilíbrio Financeiro


Porque os casais devem falar de dinheiro e negócios

Apesar de morar sob o mesmo teto, tomar café juntos, almoçar, dormir, criar os filhos, ir à igreja, demonstrando que aparentemente tudo está certo, bonito e saudável, muitos casais vivem juntos, mas levam vidas financeiras separadas.

Um grande número de casais não fala sobre dinheiro, foge do assunto. O marido, por não querer dar satisfação, por arrogância, por achar que isso é coisa de homem ou até para esconder uma outra vida financeira.

A esposa, por não demonstrar interesse, não gostar de finanças e achar que tudo vai bem assim como está....

Existe uma história que reflete bem o que acontece na vida real:

"Eva e seus três filhos sofreram muito a perda do marido. Bom pai, atencioso, querido por todos. Ao entrar em contato com a seguradora, ficou estarrecida ao saber que não teria direito a nada, pois há muito tempo ele havia deixado de pagar o seguro.

A família gastou durante o período em que Adão ficara hospitalizado e depois gastou outro tanto no enterro, afinal ele merecia o melhor, e infelizmente nessas horas quem faz a festa são algumas funerárias inescrupulosas.

Eva resolve saber sobre as finanças da família, verifica as contas junto aos bancos e descobre que algumas estão no vermelho e o pouco dinheiro aplicado não durará mais que um ano.

Notícias ruins andam juntas e rápido. Ela sabe que eram sócios em uma empresa, mas poucas vezes compartilhava o que acontecia nos negócios com o marido, ou sobre os outros sócios, esses assuntos sempre foram tratados como superficiais.

Ao procurar ajuda junto aos outros sócios, Eva descobre que a empresa do ex-marido é uma bomba relógio, com dívidas, empréstimos, impostos atrasados, pronta para explodir em suas mãos.

Eva descobre, da pior maneira possível, que o mundo desabou, nada será igual como era antes, que infelizmente foi expulsa do paraíso."

A mulher é mais forte que o homem, tanto é, que sobrevive muito mais facilmente à morte do cônjuge. Infelizmente, em muitos casos, as finanças da família não sobrevivem por muito tempo.

Seria pedir muito para essa guerreira que administra a casa, os filhos, a família, cuida de tantos interesses, muitas vezes trabalhando fora, ficar mais atenta com as finanças da família?

Todas as mulheres têm capacidade para tal, não é preciso entender de matemática financeira ou mercado de capitais, mas é importante saber como andam as finanças em casa.

Saiba onde o dinheiro está sendo aplicado, quais investimentos são feitos, como andam as coisas na empresa, converse com o marido, filhos, busque as informações.

Não seja refém das circunstâncias. Apesar da vida não ser um conto de fadas, não deixe que seja um filme de terror, a vida continua e você vai precisar de dinheiro.

Sem comentários: