quarta-feira, 30 de abril de 2008

Pele


Alguns cuidados para tê-la sempre saudável

Alguns cuidados básicos devem ser tomados com a pele do rosto e do corpo para que ela esteja sempre bonita e saudável, não importando o sexo ou a idade. Esses cuidados acabam variando um pouco de acordo com a estação do ano em que estamos, mas alguns devem ser seguidos o ano inteiro.

Em qualquer época do ano, o uso diário de produtos com filtro solar, com fator de proteção 15 no mínimo, é indispensável, mesmo nos dias nublados e de chuva. Vivemos num país tropical, com um índice constantemente alto de ultravioleta que contribui para o envelhecimento precoce da nossa pele, além de aumentar os riscos de câncer da pele. Não podemos achar que tomamos sol só quando freqüentamos a praia ou a piscina. A maior parte da exposição ao sol que enfrentamos ao longo da vida ocorre durante atividades rotineiras, como quando andamos a pé ou de carro sob o sol.

O protetor solar deve ser repassado sempre que molharmos o rosto ou quando suarmos demais. Pessoas com peles mais oleosas devem optar por formulações mais leves, como géis e loções para evitar o aumento da oleosidade e até a formação de espinhas. Não podemos esquecer dos lábios, que também devem ser protegidos do sol e hidratados diariamente.



Nunca devemos dormir com maquiagem. O uso de substâncias demaquilantes ajuda a remover os restos da maquiagem, evitando o entupimento dos poros. É essencial lavar e tonificar o rosto pelo menos quando acordamos e antes de dormir. Quem tem acne ou pele muito oleosa pode utilizar sabonetes e tônicos com propriedades adstringentes e pessoas com peles mais ressecadas devem optar por loções de limpeza e tônicos mais hidratantes. A esfoliação deve ser realizada principalmente em peles mais espessas, normalmente uma vez por semana, para ajudar a remover as células mortas.

Os cravos e espinhas merecem uma atenção especial. Nunca devemos tentar espremê-los já que sempre acabamos machucando o local. O uso de bonés, faixas de cabelo, franjas e maquiagem para tentar esconder as lesões deve ser evitado, pois podemos piorar o quadro das espinhas.

Devem ser utilizadas substâncias secativas específicas para esta finalidade e, nos casos mais graves, dermatologistas e profissionais especialistas em beleza devem ser consultados.

Uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e fibras também ajuda a deixar a pele mais bonita. O fumo, o álcool e o estresse são verdadeiros venenos para a nossa pele, pois ajudam a liberar uma grande quantidade de radicais livres. Beber bastante água é fundamental! Podemos beber uma média de 1,5 a 2,0 litros de água por dia para mantermos o corpo sempre hidratado.

No inverno, o frio, a baixa umidade e o vento deixam a pele sem brilho e ressecada; os banhos ficam muito quentes e mais demorados, removendo a proteção natural da pele e promovendo até áreas de irritação e descamação. Para não termos problemas, devemos tomar banhos mais rápidos (até cinco minutos) e mornos, não utilizar buchas, esponjas e esfoliantes, optar por sabonetes neutros e evitar o uso de talco. O uso de hidratantes após o banho é ideal para diminuirmos o efeito de ressecamento promovido pelo sabonete.

No verão, o cuidado com o sol deve ser redobrado. Devemos sempre evitar a exposição ao sol entre as 10 e as 16 horas e, neste intervalo, o ideal é sempre escolher a sombra. O protetor solar deve ser passado no corpo todo meia hora antes da exposição ao sol e repassado sempre que necessário. Além do protetor solar devemos utilizar chapéus ou bonés e óculos escuros. A alimentação deve ser rica em verduras e frutas.

Alimentos mais pesados e frituras devem ser evitados e a ingestão de água deve ser constante. Devemos hidratar o corpo depois da exposição ao sol, dando preferência para loções e cremes que contenham hidratantes como vitamina E ou aloe, para repor a umidade perdida durante a exposição ao sol.

Prof Cristiane Ribeiro – Curso Superior de Estética e Cosmetologia

Sem comentários: