quarta-feira, 30 de abril de 2008

Betaterapia




Além de escolher um bom profissional para se submeter a uma cirurgia plástica, você precisa contar com a ajuda do seu organismo para ter uma cicatrização perfeita. Mas, nem sempre nosso corpo corresponde às expectativas e o resultado pode ser uma marca que vai “brigar” com sua nova silhueta.

“Não há como prever a formação de quelóides, ou seja, de uma cicatriz exagerada. Mesmo quem nunca teve o problema pode vir a ter”, explica a Dra. Silvana Moraes Gotardo, formada pela Unesp e com estágio no The Tampa General Hospital, na Flórida, EUA. Para auxiliar na prevenção de quelóides uma boa técnica que vem sendo utilizada com sucesso é a Betaterapia.

A Betaterapia é um tratamento auxiliar que segue os mesmos princípios da radioterapia e proporciona um melhor resultado da cicatrização, permitindo em até 97% dos casos, evitar a formação dos quelóides.

O tratamento é realizado com um aparelho de fonte radioativa, geralmente de estrôncio, que emite raios beta na camada da pele onde se localizam as células responsáveis pela formação de cicatrizes altas e irregulares.

Na aplicação, uma pequena placa de 1,5cm é colocada em contato com a cicatriz. Durante as aplicações, os raios vão inibindo a formação das células responsáveis pelo quelóide. Geralmente são realizadas dez sessões seguidas e o tempo de aplicação varia de acordo com o tamanho do corte.

Para tratar uma pequena área, do tamanho da placa usada no tratamento, são necessários três segundos de aplicação. Essa técnica pode ser aplicada em qualquer região do corpo. Para quem teme o uso de radiação, não tem com o que se preocupar. “O processo é totalmente seguro e sua penetração se limita à pele. É usada até no tratamento de crianças que se submetem à cirurgia plástica por causa de queimaduras”, complementa a médica.

Para garantir um bom resultado no tratamento é preciso ser rápido. O ideal é que a betaterapia seja utilizada no primeiro pós-operatório, isso quer dizer, no dia seguinte à cirurgia. “De nada adianta aplicar a betaterapia sobre um quelóide já formado. Nesse caso, existe uma série de tratamentos para amenizar o problema.

Fonte:
Clínica Drª Silvana M.T.M.Gotardo - www.betaterapia.com.br

Sem comentários: