segunda-feira, 21 de abril de 2008

Máscaras Caseiras: da feira ao rosto, sem tocar o bolso



Ter uma pele saudável e bonita sem precisar recorrer às maquiagens é o sonho de qualquer mulher. Na busca por uma boa aparência, elas são capazes .de gastar fortunas em cosméticos, que muitas vezes não fazem o efeito esperado e podem até prejudicar seu rosto

Muitos fatores que fazem parte do dia-a-dia podem se tornar inimigos da pele, entre eles, vento, sol, poeira, maquiagem mal tirada, excesso de cosméticos e o uso de produtos impróprios. Não há como evitar que a pele sofra alterações por conta disso.

No entanto, uma máscara facial caseira, feita e aplicada da forma correta, pode ser a salvação. Essas receitas criadas na época de nossas avós são grandes aliadas até os dias de hoje. E o melhor de tudo: a pele fica renovada em apenas 30 minutos, sem sair de casa e sem gastar quantias exorbitantes.




É importante frisar que pele nenhuma vive apenas de máscaras. Outros cuidados devem ser tomados para manter a aparência jovem e o rosto bonito. Os rituais diários de limpeza, tonificação e hidratação são indispensáveis.

Veja algumas receitas de máscaras caseiras recomendadas para cada problema de pele. Além de apresentarem bons e imediatos resultados, elas são econômicas. Ótima opção para quem quer melhorar o visual antes de uma festa ou apenas relaxar depois de um dia estressante de trabalho.

“A camomila ajuda a combater olheiras e a aparência de cansaço”

Segundo a consultora em estética Jaqueline Costa, de São Paulo, “antes de aplicar uma máscara caseira, é bom fazer uma compressa de dez minutos com chá de camomila gelado. Ele ajuda a acalmar a pele e faz com que os princípios ativos das máscaras ajam melhor. Além disso, a camomila ajuda a combater olheiras e a aparência de cansaço”. A especialista aconselha o uso semanal das máscaras caseiras.


A mulher tem que saber exatamente o que está fazendo com a sua pele e quais as condições dos produtos que utilizará. Alguns ingredientes podem causar irritações, alergias e até manchar a pele. Checar o prazo de validade e aspecto dos componentes da máscara também é fundamental. “Evite tudo o que é muito ácido, principalmente na época do verão, como limão, laranja e abacaxi. O resultado pode ser catastrófico e a pele tende a ficar manchada”, diz Jaqueline. A esteticista aconselha a usar as máscaras de 15 a 20 minutos e retirá-las com água fria. Em seguida, é recomendável aplicar um hidratante leve, não oleoso e não gorduroso.

Conheça algumas receitas e escolha qual é a mais adequada para você:

Pele mista e com acne: misture meio pepino fatiado com meia colher de maisena no liqüidificador. Equilibra e revitaliza a pele.

Antiidade: meio mamão papaia amassado, misturado com uma colher de sobremesa de mel. Auxilia também no tratamento de peles com manchas. Hidrata, rejuvenesce e ajuda a atenuar linhas de expressão.

Pré-festa: duas claras de ovo bem batidas. Melhora o aspecto na hora. Ótima para situações inesperadas ou up antes de uma festa.

Peles bronzeadas: meio copo de água de coco, uma colher de sobremesa de maisena e uma colher de sobremesa de mel. Deixa a pele mais luminosa, suave e hidratada. Ajuda a manter o bronzeado. Serve também como relaxante.

Esfoliantes: duas colheres de aveia com meia colher de mel. Ajuda a remover as células mortas. Clareia a pele e colabora na penetração de outros componentes.

Tira-olheiras: compressa de chá de camomila seguida da máscara de papaia e mel (antiidade) colocada ao redor dos olhos.

Fecha-poros: cinco morangos amassados com duas colheres de mel e uma fatia de mamão papaia.

Pele Seca: esmague uma banana e misture com uma colher de mel. Ótima para peles secas no inverno.

Sem comentários: