terça-feira, 8 de abril de 2008

Saúde ao nosso alcance



Os brasileiros em geral são pessoas alegres, de bem com a vida e gostam de uma mesa farta rodeada de amigos. Não estão entre os mais gordos do mundo nem entre os mais estressados. Entretanto, cometem várias falhas na alimentação, na forma como praticam atividade física e nos cuidados com a saúde em geral.

Felizmente, essas falhas podem ser superadas com orientação adequada e com determinação pessoal. Em muitos casos são necessárias algumas mudanças para garantir a saúde, bons músculos e uma alimentação de melhor qualidade.

Sem supervisão especializada, as pessoas que tentam emagrecer acabam cometendo erros. Comem mais do que devem, subestimam o valor calórico dos alimentos e não se preocupam em manter o equilíbrio de nutrientes necessário ao bom funcionamento do organismo. Os especialistas consideram informações



individuais como altura, peso, idade, hábitos de vida, constituição física e genética para montar um cardápio balanceado que permita a manutenção de um corpo saudável.

Muitas pessoas que desejam emagrecer acreditam que perderão peso fazendo jejum, ou seja, passando mais de quatro horas sem se alimentar. Não sabem que assim o organismo cria uma reação de autodefesa para poupar energia e desacelera o metabolismo. Com esse processo o corpo gasta calorias em um ritmo mais lento e acaba absorvendo uma porção maior de gordura dos alimentos. Além disso, a pessoa em jejum tem mais apetite ao voltar a se alimentar, comendo em média 30% a mais do que deveria.

“É indispensável ter controle sobre as emoções para colocar em prática as ações necessárias para emagrecer ”

O ideal é consumir alimentos na quantidade certa a cada três horas, sem deixar de fazer nenhuma refeição. O organismo estará sempre em atividade e as calorias serão queimadas a um ritmo pelo menos 10% maior.


Os vegetais devem fazer parte do prato principal e não ser um mero complemento na alimentação. Eles são ricos em fibras, vitaminas e minerais, contendo antioxidantes que fazem bem à saúde e ainda auxiliam na hidratação. Normalmente possuem poucas calorias e dão sensação de saciedade por mais tempo. Também ajudam a diminuir a absorção de açúcar pelo organismo e facilitam a digestão e o trânsito intestinal.

Freqüentar um parque, praça ou ciclovia é ótimo para praticar exercícios ao ar livre. Nesses locais, outras pessoas estarão fazendo o mesmo. Ao se matricular numa academia de musculação, é importante que ela esteja próxima de sua casa ou de seu trabalho, ou no caminho entre os dois. Caso contrário ficará mais difícil freqüentá-la.

As pessoas são mais produtivas nos dias em que se exercitam. O metabolismo se acelera, ajudando a queimar calorias. Para as pessoas que precisam viajar a serviço com freqüência, quinze a vinte minutos por dia são suficientes para manter a forma até voltar para casa. Se não houver uma academia no hotel, é possível praticar exercícios, fazendo séries de flexões de braço, algumas de abdominais, intercalando com subidas de vários lances de escada rapidamente.

É indispensável ter controle sobre as emoções para colocar em prática as ações necessárias para emagrecer. A ansiedade excessiva, a depressão, a compulsão, o estresse e a falta de motivação podem inviabilizar o desejo de conquistar um corpo saudável. Muitas pessoas não percebem a importância de ajuda especializada, que poderá ser fundamental para emagrecer e manter o peso desejado. Travam uma luta diária para conseguir alimentar-se corretamente e essa batalha pode ser vencida mais facilmente com orientação psicológica e nutricional especializada. Incorporar bons hábitos de alimentação e de exercícios físicos à rotina diária serve de estímulo para uma rotina equilibrada de vida.

Sem comentários: