terça-feira, 29 de abril de 2008

TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL-


A sensação é de que o mundo vai acabar antes da menstruação..

Alguns estudos estimam que 70% das mulheres sofrem desse mal antes de seus períodos menstruais. Algumas têm problemas físicos como dores de cabeça, inchaço nos seios, ganho de peso. Outras têm distúrbios emocionais como depressão, ansiedade e mau humor. Muitas sentem-se irritadas, enquanto outras sentem-se incapacitadas por uma semana, alternando o andamento normal de suas atividades.

A menstruação não é, e não deve ser encarada como um problema na vida da mulher. Mas não dá para negar o fato de que a maioria sofre de alguns desses sintomas desagradáveis nesse período. O tratamento da TPM varia de acordo com a conduta do seu médico, que pode indicar diurético, hormônios ou vitaminas do complexo B para preveni-la.

DICAS PARA REDUZIR A TPM

Reduzir a ingestão de cafeína e álcool. A cafeína, contida no café, nos chocolates, em muitos refrigerantes e em alguns medicamentos, aumenta a ansiedade e instabilidade emocional. O álcool pode provocar dores de cabeça, fadiga e depressão.

Diminuir o sal nos alimentos. Isso reduz o inchaço causado pela retenção de água no corpo.

Fazer exercícios. O exercício ajuda a reduzir as cólicas menstruais e melhora o humor. O ideal é praticar exercícios moderados, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar. Ioga, meditação, acupuntura e outras atividades físicas apresentam benefícios, principalmente a redução do estresse e das cólicas menstruais.

Sem comentários: